principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 13 de Março de 2019

A energia é um bem essencial ao bem-estar das populações, afirma Diretora Regional

A Diretora Regional da Energia salientou hoje que a política energética regional, na sequência da transição energética proposta pela Comissão Europeia com vista a uma energia mais segura, competitiva e sustentável para todos, "está perfeitamente alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)”.

 

Andreia Carreiro, que falava, em Ponta Delgada, no âmbito de um encontro sobre objetivos de desenvolvimento sustentável promovido pela CRESAÇOR, colocando em destaque o setor energético, afirmou que “a energia tem um impacte transversal na concretização dos ODS, desde o combate à pobreza energética, à proteção de ecossistemas e à coesão social”.

 

A Diretora Regional especificou alguns dos objetivos, nomeadamente 'Energias renováveis e acessíveis' ou 'Ação climática', que tornam “evidente” a importância do setor e o “impacte das políticas regionais" na sua concretização.

 

Andreia Carreiro salientou ainda “o desenvolvimento da Estratégia Açoriana para a Energia 2030 (EAE 2030), dotando o arquipélago de políticas públicas com capacidade de resposta às necessidades de uma região insular, arquipelágica e ultraperiférica, explorando as potencialidades oferecidas pelos recursos naturais e pelas tecnologias emergentes no setor da energia”.

 

Segundo Andreia Carreiro, trata-se de uma estratégia que se materializará “numa energia segura e acessível a todos, alcançada com base num processo democrático, participado e inclusivo, permitindo, por esta via, acentuar os padrões de sustentabilidade regionais, através do crescimento económico, com claras vantagens sociais”.

 

Na ocasião, a Diretora Regional destacou o reconhecimento europeu às políticas públicas que têm vindo a ser definidas na Região, mediante, por exemplo, a seleção do arquipélago, por parte da Comissão Europeia, como uma das 26 regiões pioneiras a apresentar a sua agenda para a transição energética.

 

Por seu lado, o Diretor Regional da Solidariedade Social, também presente neste encontro, destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Governo dos Açores na implementação da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, apelando à participação da sociedade civil nesta matéria.

 

“Só com o envolvimento das pessoas e das organizações se conseguirão atingir os objetivos de reduzir os níveis de pobreza na Região e assegurar, simultaneamente, a coesão entre os diferentes territórios dos Açores, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, afirmou Paulo Fontes.


GaCS/DREn
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.4720.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo empenhado na melhoria constante da acessibilidade dos Marienses a cuidados de saúde, assegura Rui Luís

Investir nas infraestruturas agrícolas é essencial para melhorar as condições de trabalho e desenvolver a agricultura nos Açores, afirma João Ponte

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de abril

Melhores soluções energéticas representam mais-valias para as condições financeiras das instituições, afirma Diretor Regional da Solidariedade Social

Desemprego desce mais de 11 por cento em março nos Açores

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal