principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 13 de Dezembro de 2017

Açores são uma referência internacional na utilização das energias renováveis e endógenas

A Diretora Regional da Energia destacou hoje, em S. Pedro do Sul, os resultados concretos alcançados nos últimos anos nos Açores ao nível da utilização das energias renováveis e endógenas, que fazem com que a Região seja uma referência internacional nesta área.

 

Andreia Carreiro, que falava no seminário internacional 'Energia Geotérmica – Uma Aposta no Futuro', salientou que a geotermia representou "cerca de 58% da produção de energia limpa em 2016, esperando-se que chegue aos 61% em 2018”.

 

Em 2016, a produção de energia a partir de recursos geotérmicos representou cerca de 44% dos consumos elétricos da ilha de São Miguel e cerca de 19% do total da eletricidade produzida nos Açores.

 

“Prevê-se que a geotermia tenha um aumento de representação de 7,5 pontos percentuais em 2018 no panorama global da produção de energia elétrica nos Açores, valor que se deve, em parte, à central do Pico Alto, na ilha Terceira, recentemente inaugurada”, frisou a Diretora Regional.

 

Na sua intervenção, adiantou que esta central deverá assegurar 14% das necessidades elétricas da ilha Terceira em 2018, "contribuindo para o aumento da produção, a partir de fontes renováveis e endógenas, de 22% registados em 2016 para quase 40% no próximo ano”.

 

“A energia geotérmica é, para a Região, um dos investimentos mais estratégicos e estruturantes, tendo um papel cada vez mais preponderante no mercado açoriano de energia”, frisou Andreia Carreiro, lembrando as múltiplas utilizações possíveis para esta fonte de energia, tendo em conta a geotermia de baixa entalpia que está disponível nos Açores.

 

“Este é um propósito relevante para o arquipélago, porque permite utilizações em diferentes setores, por exemplo, a climatização de edifícios, incluindo a produção de ar condicionado, o aquecimento de estufas na agricultura e no setor do turismo, nomeadamente o desenvolvimento de infraestruturas termais”, afirmou.

 

Andreia Carreiro assegurou que o Governo Regional vai continuar a “realizar pesquisas para valorizar o potencial endógeno aplicado aos diversos setores prioritários, promovendo a inovação e a competitividade dos Açores”.

 

“A participação do Governo dos Açores em iniciativas deste cariz é imprescindível porque permite, não só dar conta do que tem sido feito nos Açores nos últimos anos neste domínio, bem como potenciar a partilha de experiências e a absorção de conhecimentos sobre energia geotérmica, com entidades nacionais e internacionais”, afirmou.

 

“Esta é uma forma fulcral de fomentar o processo de aprendizagem dos Açores, no que diz respeito ao aprofundamento dos conhecimentos em termos do aproveitamento das energias limpas e endógenas do arquipélago, promovendo uma região sustentável”, frisou a Diretora Regional.


GaCS/HMB
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  17.1929.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de agosto

Previsão de chuva forte em todo o arquipélago dos Açores, alerta Proteção Civil

Proteção Civil alerta para previsão de chuva forte no Grupo Oriental, especialmente em Santa Maria

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de agosto

Agenda o Governo Regional dos Açores para 17 de agosto

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal