principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Selagem do aterro da ilha de Santa Maria
 

Cofinanciado por:
 


CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 928.559,61€

COMPARTICIPAÇÃO FEDER: 789.275,67€ (85%)

DESCRIÇÃO DO PROJETO: A deposição de resíduos no local iniciou-se aproximadamente em 2003. Tratando-se do principal destino dos resíduos gerados no Concelho de Vila do Porto, era utilizado pela generalidade da população, indústrias, serviços da administração regional, empresas, agricultores e matadouro, com especial destaque para o Município de Vila do Porto (devido à recolha diária de resíduos urbanos produzidos no concelho). Assim, verificava-se a deposição de diversas tipologias de resíduos, como por exemplo, sucata, metais, resíduos urbanos, veículos em fim de vida, animais mortos, pequenas quantidades de resíduos verdes provenientes de limpezas particulares, plásticos agrícolas e monstros.

Os principais impactes negativos do aterro relacionavam-se com o risco de contaminação da linha de água existente no local, agravado pelo facto do sistema de impermeabilização da célula de deposição de resíduos estar danificado. Aliado a esta situação, ocorria o risco de contaminação do solo e a dispersão de plásticos pelas pastagens adjacentes. Com o presente projeto, foram mitigados os problemas identificados.

OBJETIVOS: Valorizar os resíduos, reduzindo a produção e deposição em aterro, aumentando a recolha seletiva e a reciclagem.

RESULTADOS: Diminuição substancial do depósito de resíduos em aterro, prevendo-se que os resíduos urbanos que têm como destino final a valorização passem a representar, em 2023, metade do total dos resíduos urbanos produzidos.

FOTOGRAFIAS:

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal