principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Plano Regional para as Alterações Climáticas
 

Cofinanciado por:

CUSTO TOTAL ELEGIVEL: 648.998,82 €

COMPARTICIPAÇÃO FEDER: 551.649,00 € (85%)

DESCRIÇÃO DO PROJETO: O Plano Regional para as Alterações Climáticas, denominado de PRAC, é um plano sectorial de ordenamento do território, que abrange as áreas de emissões e mitigação e de impactes e adaptação. A elaboração deste plano, que deverá ser concluído em 2017, conta com o apoio de um consórcio liderado pela CAOS e que inclui especialistas das Universidades de Lisboa e dos Açores, do Instituto Superior Técnico e do CEDRU.

A elaboração do Plano Regional para as Alterações Climáticas de acordo com o previsto na Estratégia Regional para as Alterações Climáticas contribui para o aumento da capacitação dos responsáveis públicos em matéria de prevenção, deteção e combate dos efeitos das alterações climáticas, através da utilização efetiva de conhecimentos e dados atualizados sobre o impacto das alterações climáticas, em especial ao nível do planeamento e gestão do território para a adaptação.

O PRAC tem como objetivos estratégicos reforçar o conhecimento e a informação em matéria de mitigação e adaptação às alterações climáticas, contribuir para a mitigação das alterações climáticas e reduzir a vulnerabilidade e adaptação às alterações climáticas.

O Plano Regional para as Alterações Climáticas ao ser considerado um plano setorial de ordenamento do território com potenciais efeitos ambientais, encontra-se também sujeito a Avaliação Ambiental Estratégica, avaliação esta que tem como objetivo avaliar os efeitos significativos no ambiente das opções e medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas, com o intuito de contribuir para uma melhor integração das considerações ambientais e objetivos de sustentabilidade na elaboração do Plano.

OBJETIVOS: Reforço do conhecimento dos riscos e consequente capacidade de adaptação às alterações climáticas

RESULTADOS: Aumento da capacitação dos responsáveis públicos em matéria de prevenção, detenção e combate dos efeitos das alterações climáticas. Melhoria dos sistemas de monitorização e prevenção destinados a apoiar os esforços conducentes a uma maior resistência às alterações climáticas e reforço da sensibilização, comunicação, cooperação e divulgação em matéria de adaptação às alterações climáticas

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal