principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Empreitada de Execução da Selagem e Requalificação da Lixeira na Ilha do Faial
 

Cofinanciado por:


CÓDIGO DO PROJETO
: ACORES-06-1911-FEDER-000002

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 831.460,79€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 706.741,67€ (85%)

DESCRIÇÃO: A lixeira do Faial situa-se no Concelho da Horta, freguesia da Praia do Norte, lugar da Fajã da Praia do Norte. A lixeira municipal da Horta encontra-se dentro de uma área rural, onde, na sua envolvente, se encontra um aglomerado urbano com habitações com características tradicionais, as adegas, com cultura da vinha e figueiras.

A Norte encontra-se delimitada por vertentes costeiras, que se integram na “Área protegida para gestão de habitats ou espécies dos Capelinhos, Costa Noroeste e Varadouro”, como ZEC (Zona Especial de Conservação), segundo a cartografia e regulamento do Parque Natural de Ilha do Faial. Nesta área, que se encontra numa zona de “Mistério”, é possível encontrar na linha de costa, algumas manchas de vegetação endémica como a urze (Erica azorica) e a faia (Myrica faya).

Este projeto visa a Selagem e requalificação ambiental da lixeira da ilha do Faial, promovendo assim a proteção do ambiente e da saúde humana, prevenindo e reduzindo os impactes adversos decorrentes da desadequada gestão de resíduos, nomeadamente os efeitos negativos da deposição não controlada no que se refere à poluição das águas superficiais e subterrâneas, do solo e da atmosfera.

A selagem e requalificação deste local vão para além da melhoria da paisagem, da qualidade de vida, da diminuição do risco de saúde pública, da melhoria da qualidade das águas e do ar, contribuindo também para a entrega total dos resíduos no Centro de Processamento de Resíduos e consequente aumento dos quantitativos remetidos para valorização.

OBJETIVOS: Valorizar os resíduos, reduzindo a produção e deposição em aterro, aumentando a recolha seletiva e a reciclagem.

RESULTADOS: Diminuição substancial do depósito de resíduos em aterro, prevendo-se que os resíduos urbanos que têm como destino final a valorização passem a representar, em 2023, metade do total dos resíduos urbanos produzidos.

FOTOGRAFIAS:

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal