principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Empreitada de Execução de Selagem de duas Lixeiras na ilha da Graciosa
 

Cofinanciado por:

CUSTO TOTAL ELEGIVEL: 919.219,99€

COMPARTICIPAÇÃO FEDER: 781.336,99 € (85%)

DESCRIÇÃO DO PROJETO: Na Ilha da Graciosa existiam dois locais de deposição de resíduos, a lixeira da Portela e o Aterro Municipal da Graciosa.

Lixeira da Portela
A lixeira encontrava-se localizada a aproximadamente 60 metros da faixa marítima de proteção e passa uma linha de água pela zona onde estava instalada a zona de depósito de resíduos. Esta estava situada num terreno no sopé de uma arriba, muito próxima da linha de costa. As valas onde eram depositadas carcaças animais e restos de animais, encontram-se localizadas num terreno plano adjacente à arriba. A lixeira por se encontrar a poucos metros da Estrada Regional 1-2 causava problemas de maus cheiros, não só aos utilizadores da via de comunicação em veículos automóveis, bem como aos transeuntes. Uma vez que a lixeira se encontra muito próxima do mar provocava um impacte visual negativo, nomeadamente aos utilizadores dos serviços das empresas locais de atividades marítimas, embarcações marítimas de passageiros e utilizadores de embarcações de recreio. O presente projeto efetuou o confinamento dos resíduos, a sua estabilização e requalificação dos espaços através da selagem da lixeira.

Aterro Municipal da Graciosa
A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa depositava os resíduos geridos no âmbito das suas competências, nomeadamente os resíduos urbanos. Para além da autarquia, eram depositados resíduos pela população em geral e diversas empresas, serviços da administração regional e empresas de construção civil. O local caracteriza-se pela existência de uma célula de deposição de resíduos não impermeabilizada, e que já há algum tempo atingiu a sua capacidade máxima. Após a deposição dos resíduos urbanos, a autarquia cobre os mesmos com terra. O aterro que se encontrava a poucos metros da Estrada Regional 1-2 causava problemas de maus cheiros, não só aos utilizadores da via de comunicação em veículos automóveis, bem como aos transeuntes, principalmente estrangeiros, que caminham pela ilha a pé. Uma vez que o aterro se encontrava muito próximo do aeroporto da Graciosa provoca um impacte visual negativo, nomeadamente aos passageiros que utilizam o meio de transporte aéreo. Outro impacto negativo relaciona-se com a degradação da qualidade da água, uma vez que não havia impermeabilidade no terreno subjacente à massa de resíduos. A dispersão de papéis e plásticos pela estrada e pelas pastagens adjacentes, por ação do vento, contribuía também para degradação ambiental envolvente e já comprometeu a operacionalidade do aeródromo da Graciosa. O presente projeto efetuou o confinamento dos resíduos e requalificação deste espaço através da selagem da lixeira.

Atualmente os resíduos estão a ser entregues para processamento e valorização no centro de processamento de resíduos da ilha Graciosa.

OBJETIVOS: Valorizar os resíduos, reduzindo a produção e deposição em aterro, aumentando a recolha seletiva e a reciclagem.

RESULTADOS: Diminuição substancial do depósito de resíduos em aterro, prevendo-se que os resíduos urbanos que têm como destino final a valorização passem a representar, em 2023, metade do total dos resíduos urbanos produzidos.

FOTOGRAFIAS:

Selagem da Lixeira da Portela

Selagem do Aterro Municipal

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal