principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
ACORES-06-2215-FEDER-000001 | Rede de Observação e Recuperação de Aves dos Açores
 

Cofinanciado por:


DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Rede de Observação e Recuperação de Aves dos Açores

CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-06-2215-FEDER-000001

OBJETIVO PRINCIPAL: Promover o conhecimento e a valorização da biodiversidade e dos ecossistemas

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 337.051,30€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 286.493,61€

DESCRIÇÃO: Pretende-se com o presente projeto candidatar ao PO Açores 2020 a criação de três Centros de Recuperação de Aves e a operacionalização de uma Rede de Observação de Aves nos Açores.

O Projeto tem duas vertentes:

• Dotar os três grupos das Ilhas dos Açores, Ocidental (ilha do Corvo), Central (Ilha do Pico) e Oriental (Ilha de S. Miguel), de um Centro de Recuperação de Aves;

• Operacionalizar uma Rede de Observação de Aves dos Açores, onde estejam definidos roteiros Interpretativos para todas as ilhas, um Guia Ornitológico, código de boas práticas, promover um curso de formação destinado a operadores turísticos e a elaboração de um website.

Pretende-se dotar os três Grupos de Ilhas dos Açores, Ocidental (ilha do Corvo), Central (Ilha do Pico) e Oriental (Ilha de S. Miguel), de um Centro de Recuperação de Aves.

Através da criação dos três Centros de Recuperação de Aves ficam criadas infraestruturas para a recuperação da Avifauna tendo como finalidade última contribuir para a proteção e reabilitação da biodiversidade do arquipélago, sendo dada prioridade a aves de espécies ameaçadas.

Os centros constituem também uma fonte importante de informação permanente sobre os fatores de ameaça às populações. Poderão também ser realizados, paralelamente, estudos relativos à biologia das espécies, testar hipóteses sobre os fatores que determinam a sua distribuição e biologia, estudos moleculares, etc.

Para além disso, os Centros de Recuperação de Aves possibilitam a implantação de programas de reprodução em cativeiro, ações de educação ambiental e ações de formação, sempre que estas atividades não interfiram com o processo de recuperação dos animais.

Com a operacionalização da Rede de Observação de Aves dos Açores pretende-se promover um melhor conhecimento e a valorização da biodiversidade e dos ecossistemas bem como a criação de Turismo Ornitológico sustentável e responsável no Arquipélago dos Açores.

O Turismo Ornitológico, ou, de observação de aves selvagens, é uma forma excelente de trazer o desenvolvimento sustentável às áreas Rede Natura 2000, maximizando os benefícios paras as populações locais e para a biodiversidade e minimizando os impactes negativos do turismo tradicional.

RESULTADOS: Intensificação da conservação e monitorização do património natural marinho e terrestre e, por outro lado, promoção do combate integrado às invasões biológicas que representam uma das maiores ameaças para o estado de conservação dos habitats das espécies de flora e fauna regional.

Rede de Observação de Aves

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

 





Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal