principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
ACORES-05-1810-FEDER-000002 | Requalificação da Rede Hidrográfica da Ilha de São Miguel
 

Cofinanciado por:


DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Requalificação da Rede Hidrográfica da Ilha de São Miguel

CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-05-1810-FEDER-000002

OBJETIVO PRINCIPAL: Aumentar a Capacidade de Resiliência a Situações de Catástrofes

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 1.550.502,26€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 1.317.926,92€

DESCRIÇÃO: Anualmente são vários os riscos naturais que vitimam pessoas e causam danos materiais e funcionais em todo o mundo. No caso do arquipélago dos Açores, são as cheias, os movimentos de vertente, os sismos e os riscos naturais que registam maior número de ocorrências, causando elevados danos materiais e, em situações extremas, podem vitimar pessoas.

A reduzida dimensão das ilhas, a génese vulcânica que determina a geomorfologia e geologia, assim como as especificidades do clima conduzem a que a drenagem superficial nos Açores ocorra em regime temporário com escoamento do tipo torrencial. Em situações de precipitação intensa, nas bacias hidrográficas regionais caracterizadas por um tempo de concentração reduzido, poderão ocorrer inundações devastadoras, especialmente em áreas urbanas localizadas em leitos de cheia, e frequentemente associados a um elevado transporte de caudais sólidos. Este tipo de cheia, pelas características que apresenta, torna difícil a sua previsão, assim como uma ação reativa assente em sistemas de alerta.

Atendendo a que as cheias são fenómenos naturais que não podem ser evitados, e que colocam sob vulnerabilidade a segurança de pessoas e bens e o ambiente, podendo provocar desalojados e a perda de vidas humanas e ser responsável por impactos socioeconómicos relevantes, mostra-se assim, necessário realizar intervenções nas ribeiras do Faial da Terra e Ribeira Quente no concelho da Povoação, da Grota da Areia no concelho de Ponta Delgada e, na ribeira de Santa Bárbara no concelho da Ribeira Grande, com o intuito de se prevenir e minimizar os efeitos associados aos fenómenos hidrológicos extremos, providenciando-se pela segurança das populações e prevenindo-se eventuais danos materiais e humanos.

Revela-se, assim, necessário realizar intervenções no intuito de se prevenir e minimizar os efeitos associados aos fenómenos hidrológicos extremos, providenciando-se pela segurança das populações e prevenindo-se eventuais danos materiais e humanos.

RESULTADOS: Aumento da capacitação dos responsáveis públicos em matéria de prevenção, detenção e combate dos efeitos das alterações climáticas. Melhoria os sistemas de monitorização e prevenção destinados a apoiar os esforços conducentes a uma maior resistência às alterações climáticas e reforço da sensibilização, comunicação, cooperação e divulgação em matéria de adaptação às alterações climáticas.

FOTOGRAFIAS:

Faial da Terra

Ribeira Quente

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal