principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

ACORES-05-1708-FEDER-000017 - AZMONIRISK.I – Monitorizações de Zonas de Risco dos Açores

 

Cofinanciado por:


DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: AZMONIRISK.I – Monitorizações de Zonas de Risco dos Açores

CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-05-1708-FEDER-000017

OBJETIVO PRINCIPAL: Reforço do conhecimento dos riscos e consequente capacidade de Adaptação às Alterações Climáticas

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 768.762,32€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 653.447,97€

DESCRIÇÃO: O desenvolvimento e a implementação do projeto Monitorização de Zonas de Risco dos Açores visa o acompanhamento de situações com risco conhecido para pessoas e bens, que resultaram da ocupação humana em áreas de elevada sensibilidade e fragilidade, em correspondência com o padrão de ocupação do território conjugado com a geomorfologia em presença.

Nesta sequência, e em articulação com o Laboratório Regional de Engenharia Civil [LREC], foram selecionadas cinco áreas prioritárias a monitorizar que, face às suas condições geológicas e morfológicas, constituem zonas propensas à ocorrência de movimentos de vertente em diversos contextos litológicos, morfológicos e hidrológicos, o que se traduz na ocorrência de diferentes tipologias de instabilidades geomorfológicas, com distintos mecanismos de rotura e características cinemáticas.

Através da Monitorização de Zonas de Risco dos Açores pretende-se avaliar e acompanhar a evolução da perigosidade geomorfológica dos locais selecionados, com vista ao auxílio da definição de movimentos significativos antes da ocorrência de modificações morfológicas à superfície, da definição de massas instáveis, da determinação e quantificação de direções de deslocamento e de velocidades de deformação, bem como da compreensão dos mecanismos envolvidos nos processos de instabilidade. Tais informações, permitirão apoiar a tomada de decisões ao nível do ordenamento do território e planeamento de emergência e, consequentemente, contribuir para a mitigação do risco associado.

RESULTADOS: Aumento da capacitação dos responsáveis públicos em matéria de prevenção, detenção e combate dos efeitos das alterações climáticas. Melhoria os sistemas de monitorização e prevenção destinados a apoiar os esforços conducentes a uma maior resistência às alterações climáticas e reforço da sensibilização, comunicação, cooperação e divulgação em matéria de adaptação às alterações climáticas.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal