principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Calheta de São Jorge , 20 de Agosto de 2020

Reforçadas condições de segurança no trilho de acesso à Caldeira de Santo Cristo, em S. Jorge

O Diretor Regional do Ambiente afirmou hoje, em São Jorge, que a alteração do traçado original de um troço do trilho PR1SJO entre as fajãs dos Cubres e da Caldeira de Santo Cristo, executada num curto espaço de tempo após uma derrocada ocorrida em maio, reforçou a segurança neste importante acesso pedonal.

 

 “As obras foram executadas em conformidade com as recomendações do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), emitidas na sequência de uma vistoria técnica ao local, e consistiram na alteração para montante do traçado de uma parte do trilho, na zona das derrocadas”, referiu Hernâni Jorge.

 

Segundo o Diretor Regional, considerando que “a derrocada ocorrida a 10 de maio comprometeu a circulação” neste troço do trilho PR1SJO, a Direção Regional do Ambiente desencadeou de imediato a deslocação dos técnicos do LREC ao local, bem como o procedimento para a realização do desvio, que já foi concluído, “numa intervenção que se revestia da maior importância e cuja celeridade era reclamada com vista a uma maior segurança de todos os que o utilizam, locais e visitantes”.

 

À margem de uma visita à zona da intervenção executada neste trilho, que dá acesso a um dos mais emblemáticos patrimónios paisagísticos e naturais dos Açores, Hernâni Jorge salientou o investimento público que tem vindo a ser realizado ao nível da recuperação e manutenção dos trilhos tradicionais, assim como da fruição sustentável destas duas fajãs da ilha de São Jorge.

 

Para o Diretor Regional do Ambiente, este investimento significativo foi potenciado por via do trabalho de proximidade que tem sido desenvolvido com as autarquias locais, destacando o contrato ARAAL estabelecido entre o Governo dos Açores e a Câmara Municipal da Calheta, através do qual se viabilizaram as empreitadas em curso, com vista à “recuperação e remodelação dos trilhos tradicionais no interior da Fajã de Santo Cristo, assim como a instalação de uma zona de apoio, acolhimento e descanso para os visitantes desta fajã, num investimento global de cerca de 750 mil euros”.

 

Hernâni Jorge referiu ainda a construção de um edifício de apoio na Fajã dos Cubres, “desenvolvido com o duplo objetivo de prestar apoio aos pedestrianistas que concluem o trilho da fajã da Caldeira de Santo Cristo e de dar resposta às necessidades dos Serviços de Ambiente de São Jorge no que respeita ao apoio às suas atividades de conservação da natureza e de manutenção dos trilhos na área protegida”, correspondente a um investimento de 150 mil euros.

 

O trilho PR1SJO, ao longo dos seus 10 quilómetros, e as fajãs da Caldeira de Santo Cristo e dos Cubres, quer pela suas paisagens, quer pelo património natural que aí ocorre, revestem-se de inquestionável importância nos campos cultural, ecológico, ambiental e social.

 

As Fajãs da Caldeira de Santo Cristo e dos Cubres integram a Paisagem Protegida das Fajãs do Norte, sendo ainda detentoras de várias classificações, nomeadamente Reserva da Biosfera da UNESCO, zona RAMSAR e área da Rede Natura 2000, representando um património natural e cultural ímpar e de valia mundial.


GaCS/DRA
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  20.8541.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores entrega nova ambulância de socorro aos Bombeiros da Praia da Vitória

Governo Regional cria guia e linha específica de apoio às empresas açorianas

Prazo para apresentação de informações à Comissão Europeia sobre os auxílios de Estado à SATA foi prorrogado por um mês

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de setembro

Estádio de São Miguel oferece condições desde os mais jovens às competições profissionais de futebol

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal