principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 2 de Junho de 2020

EEA Grants financiam sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas nos Açores

O projeto relativo ao sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas nos Açores foi aprovado para financiamento pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021, no âmbito do programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono dos European Economic Area Grants (EEA Grants).

 

Este programa financia projetos inovadores e estruturantes nas áreas do ambiente, alterações climáticas e economia de baixo carbono com o objetivo de promover o bom estado ambiental dos ecossistemas e reduzir os efeitos adversos da poluição e de outras atividades humanas, tendo a transição para uma economia circular como uma das principais preocupações, com ênfase na redução do uso dos materiais e da produção de resíduos.

 

O projeto agora aprovado para os Açores corresponde a um investimento global de cerca de 941 mil euros, financiado a 90%, e baseia-se na implementação, até ao final de 2021, de um sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas, em plástico, vidro e metal, contemplando a aquisição de 25 máquinas destinadas à devolução das embalagens, a instalar em todas as ilhas do arquipélago, em função da dispersão territorial e garantindo, pelo menos, um equipamento por concelho.

 

Este projeto contempla ainda uma componente destinada a ações de informação e sensibilização, envolvendo os diversos parceiros.

 

Desenvolvido pela Direção Regional do Ambiente, o projeto tem como parceiros a RIAC – Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão, a AMRAA - Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, as principais indústrias de produção e engarrafamento de bebidas dos Açores (Promineral, Melo Abreu e Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico), e os principais operadores de gestão de resíduos de embalagens da Região (Musami, Resiaçores e Equiambi).

 

O projeto relativo ao sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas nos Açores foi o melhor pontuado no concurso, na área prioritária A, relativa às soluções para depósito de embalagens.

 

Este projeto é mais um importante contributo para a estratégia de desenvolvimento da Região, assente em objetivos e metas de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, vindo reforçar a aposta na prevenção quantitativa e qualitativa dos resíduos produzidos nos Açores, aliada à diminuição do impacto ambiental dos produtos ao longo do seu ciclo de vida, por via do aumento da quantidade de resíduos de embalagens encaminhadas para valorização material e da qualidade do material que chega às indústrias recicladoras, permitindo poupar na extração de recursos naturais e produzir produtos reciclados de melhor qualidade.

 

No âmbito dos EEA Grants, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega financiam iniciativas e projetos que pretendem reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais com os estados beneficiários.

 

Os três países doadores cooperam com a União Europeia através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEA).


GaCS/SREAT
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Pesca turismo tem vindo a crescer nos Açores, afirma Diretor Regional das Pescas

Santa Maria recebeu investimento de 1,2 milhões de euros na rede viária regional durante esta legislatura

Agenda do Governo Regional dos Açores para 25 de setembro

Governo dos Açores prevê apoiar o transporte de 3.200 toneladas de resíduos agrícolas destinadas à valorização energética em 2020

Agenda do Governo Regional dos Açores para 25 e 26 de setembro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal