principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 10 de Março de 2020

Diretor Regional do Ambiente destaca importância da recuperação do habitat de uma população única de 'Azorina vidalii'

O Diretor Regional do Ambiente salientou que o Governo dos Açores "tem sido bem sucedido" na captação de recursos financeiros para reforçar a política de conservação do património natural, designadamente por via dos três projetos LIFE em execução no arquipélago, que se traduzem num volume de investimento direto de aproximadamente 23 milhões de euros.

 

Hernâni Jorge destacou ainda “o crescente investimento do Governo dos Açores na conservação da natureza e na consolidação do património natural como um dos principais ativos da Região”.

 

O Diretor Regional falava segunda-feira durante uma visita aos trabalhos de controlo de flora invasora nas vertentes rochosas do Caldeirão do Cabeço Verde, no Faial, cuja primeira fase decorreu durante quatro dias e teve de ser realizada por uma equipa da associação Os Montanheiros especializada em trabalhos em altura e verticais.

 

Esta intervenção de “recuperação do habitat de uma população única de 'Azorina vidalii' contou ainda com o reforço de 280 novos indivíduos”, executada no âmbito do projeto LIFE VIDALIA, salientou.

 

“A população de 'Azorina vidalii' do Caldeirão do Cabeço Verde está localizada entre os 320 e os 350 metros de altitude e a cerca de dois quilómetros da linha de costa, sendo a única que se conhece nos Açores situada acima dos 250 metros de altitude e, sobretudo, tão distante da costa”, afirmou Hernâni Jorge.

 

No sentido de recuperar este habitat único, o Diretor Regional adiantou que a área de intervenção definida no âmbito do projeto LIFE VIDALIA abrange a zona de ocorrência da vidália e ainda uma outra, em seu redor, “de forma a criar condições de expansão da população da espécie, contemplando trabalhos na parede rochosa, ou seja, libertando as fendas da vertente rochosa virada a sul do interior do Caldeirão", onde se desenvolve a 'Azorina vidalii'.

 

“Atualmente, com o LIFE VIDALIA em curso, é possível colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos no Jardim Botânico do Faial ao longo de décadas de trabalho com esta espécie, no sentido de aumentar o número de plantas de vidália existentes nas chamadas ilhas do Triângulo”, abrangidas pelo projeto, que começou em 2018 com a recolha de sementes no local e a sua conservação no Banco de Sementes dos Açores.

 

Posteriormente, procedeu-se à sua propagação no viveiro do Jardim Botânico do Faial onde, revelou Hernâni Jorge, já “existem cerca de 500 plantas prontas a serem introduzidas no local para reforço populacional, propagadas a partir das sementes recolhidas da população original”.

 

O Diretor Regional do Ambiente adiantou também que “a plantação destas espécies será faseada" e apenas terá lugar "após uma intervenção de controlo das espécies invasoras presentes”.

 

O projeto LIFE VIDALIA, coordenado pela Direção Regional do Ambiente, tem como principal objetivo melhorar o estado de conservação das espécies de flora endémica protegidas 'Azorina vidalii' e 'Lotus azoricus', nas ilhas do Pico, Faial e São Jorge, com um investimento global de cerca de 1,8 milhões de euros.


GaCS/DRA
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  20.7820.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Governo dos Açores aposta na proximidade e cooperação com empresas regionais em matéria de energia

Novo pacote de medidas de apoio ao Turismo apresentado nos próximos dias, anuncia Vasco Cordeiro

Governo Regional convida Açorianos a participar na Agenda para relançamento social e económico dos Açores

Orçamento Participativo Jovem dos Açores já está em execução, revela Diretor Regional da Juventude

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal