FORAM ESTABELECIDAS REGRAS PARA ATRIBUIÇÃO DA MARCA "ARTESANATO DOS AÇORES" AOS REGISTOS DO SANTO CRISTO"

"Os Registos representam a homenagem do povo micaelense ao seu santo padroeiro - O Senhor Santo Cristo dos Milagres, sob a forma de quadro que tradicionalmente decorava a parede, por cima do quarto principal da casa rústica. Esta peça de artesanato tem a sua origem na ilha de S. Miguel, onde nasceu o culto do Santo Cristo, ainda em princípios do século XVII. Sinal de religiosidade popular, estes artefactos exigem uma minúcia e devoção que só um povo isolado pelo mar e castigado pela natureza sabe valorizar. Actualmente, esta tradição generalizou-se a outras ilhas e às comunidades de emigrantes açorianos, sobretudo os radicados no Continente Americano, sendo este um mercado significativo para os produtos artesanais, designadamente os Registos do Santo Cristo.
Partindo de uma simples estampa da imagem sagrada, desenhada a preto, com a figura ajoelhada da Madre Teresa da Anunciada (litografia concebida no inicio do século XIX), o artesão cria uma elaborada composição de miniaturas com que veste e adorna a referida imagem, enquadrando-a num altar e envolvendo-a num mar de pequenas flores coloridas, feitas de penas, de papel e de seda, incluindo frutos de cera. A disposição destes ornatos é feita como se de um arranjo floral se tratasse: com preocupação estética e alguma simetria." - Extraído do livro "Registos do Senhor Santo Cristo dos Milagres"
A confecção integral à mão e a inclusão de elementos ornamentais exclusivamente vegetalistas são requisitos exigidos aos produtores dos tradicionais Registos do Santo Cristo para que os seus quadros possam beneficiar da marca colectiva "Artesanato dos Açores".
Os Registos do Santo Cristo constituem uma peça de referência do artesanato tradicional da ilha de São Miguel e as novas regras impostas para a sua classificação constam da Portaria nº. 90/2006 de 28 de Dezembro, da Secretaria Regional da Economia.
O novo normativo detalha, nomeadamente, o tipo de elementos a usar para ornamentação da imagem (estampa ou litografia) em que se centra o quadro e define os materiais das molduras e as técnicas a utilizar na sua produção.
A marca "Artesanato dos Açores", criada pela Portaria nº. 89/98 de 3 de Dezembro, para certificar a origem e a qualidade dos produtos que estejam de acordo com as regras estabelecidas, abrange bordados, rendas e tecelagem. Em processo de certificação encontram-se os Registos do Senhor Santo Cristo e as peças em miolo de figueira.
É importante referir, que é da responsabilidade do Centro Regional de Apoio ao Artesanato fazer uma levantamento sistemático desta parte importante do nosso património cultural, permitindo que seja alvo de posteriores pesquisas, estudos e intervenções técnicas, pelo que a Secretaria Regional da Economia através deste Centro já editou alguns livros como: " Rendas dos Açores - Ilhas do Pico e Faial", "Tecelagem dos Açores" "Bordado Antigo dos Açores" e "Registos do Senhor Santo Cristo dos Milagres". Estes registos históricos e bibliográficos contribuem inquestionavelmente para o conhecimento e para a valorização destas produções artesanais e da etnografia dos Açores.