principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 28 de Junho de 2019

Projeto europeu desenvolve análise sobre inovação e empreendedorismo junto dos jovens açorianos

A Diretora Regional dos Assuntos Europeus destacou hoje, em Ponta Delgada, a realização de uma análise sobre empreendedorismo e inovação junto dos jovens das nove ilhas dos Açores, no âmbito do projeto ‘Ilhas de Inovação’.

 

“Uma das decisões que o projeto tomou foi que, ao estudar o empreendedorismo e a inovação, não podia deixar de lado as camadas mais jovens, que vão entrar agora no mercado de trabalho, que têm perspetivas e que vivem em ilhas”, afirmou Célia Azevedo, que falava à margem da quinta reunião de 'stakeholders' daquele projeto.

 

Para a Diretora Regional, as “realidades distintas” das ilhas parceiras deste projeto, levou à necessidade de perceber “porque é que os jovens permanecem nas ilhas, porque é que os jovens saem das ilhas, quais são as condições que eles quereriam ter nos seus espaços geográficos para permanecer ou para regressar”.

 

“O que pretendemos é que isto não seja apenas mais um inquérito aos jovens, queremos que seja antes mais uma ferramenta para permitir a definição de políticas não só em matéria de inovação, mas também de educação, de emprego e de políticas para a juventude dos Açores”, acrescentou.

 

O inquérito, cujos resultados serão divulgados no segundo semestre deste ano, foi adaptado à realidade regional, dispersa por nove ilhas, e foi concebido e implementado através de uma equipa multidisciplinar, em todo o arquipélago, sendo recolhidos cerca de nove centenas de inquéritos que estão neste momento a ser trabalhados numa parceria com a Universidade dos Açores.

 

Relativamente ao projeto ‘Ilhas de Inovação’, no âmbito do qual se realiza esta análise, a Diretora Regional referiu que “visa, sobretudo, criar sinergias e criar práticas de diálogo estruturado sobre as questões de inovação”, envolvendo a sociedade civil, as instituições públicas e privadas, o setor empresarial e os centros de saber e conhecimento.

 

Célia Azevedo adiantou que, deste modo, pretendem que, “articulada e sistematicamente, se possam desenvolver práticas de inovação e melhorar o conhecimento dos projetos da investigação em curso em cada uma das regiões que integram este projeto e, no nosso caso em particular, nos Açores”.

 

O ‘Ilhas de Inovação’ é um projeto do programa INTERREG Europa, que conta com a participação de sete regiões, nomeadamente Açores e Madeira, Frísia (Países Baixos), Comunidade Urbana do Norte de Basse-Terre, na Guadalupe (França), Samso (Dinamarca), Kuressaare (Estónia), Região do Egeu do Norte (Grécia).

 

“São regiões que têm sabido encontrar pontos em comum para que tentemos melhorar aquilo que podemos fazer e encontremos, não só para estas sete regiões, mas para outras regiões insulares boas práticas que possam ser replicadas de uma forma mais alargada no espaço europeu” disse ainda a Diretora Regional dos Assuntos Europeus.

 

Nos Açores, o projeto tem particularmente em conta as áreas identificadas na Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3 Açores), que são Pescas e Mar, Agricultura, Pecuária e Agroindústria e Turismo.

 

O ‘Ilhas de Inovação’, iniciado em 2017, inscreve-se no quadro de uma estratégia regional para a inovação que passa, entre outras iniciativas, pela criação do Conselho Regional de Inovação, pela elaboração e implementação da Agenda dos Açores para a Inovação e pelo processo de avaliação e revisão da RIS3, garantindo o seu enquadramento no próximo quadro comunitário pós-2020.


GaCS/SN
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.06.28-DRAE-IlhasInovação(1).mp3 2019.06.28-DRAE-IlhasInovação(3).mp3   19.5728.JPG 19.5729.JPG 19.5730.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 17 e 18 de novembro

Presença de empresas açorianas na Feira Internacional de Cabo Verde constitui oportunidade para reforçar exportações, afirma João Ponte

Rui Bettencourt defende papel proativo dos Açores na nova realidade internacional

Direção Regional das Pescas assinala Dia Nacional do Mar com ação de segurança a bordo

Agenda do Governo Regional dos Açores para 16 de novembro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal