principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

XVII Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores

 

De 28 a 31 de agosto decorreu, na cidade de Hilmar, Califórnia, Estados Unidos da América, a XVII Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores. Este Conselho, que reúne anualmente em assembleia-geral, tem como finalidade analisar as ações e projetos desenvolvidos por cada instituição, definir estratégias de atuação comuns, nomeadamente uma política de captação de sócios junto das camadas mais jovens, e identificar as dificuldades e as estratégias de superação das mesmas em consonância com a realidade das sociedades de acolhimento.

 

A assembleia-grela de 2014 contou com a presença do Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, com os representantes das Casas dos Açores do Uruguai, do Estado Rio Grande do Sul, da Ilha de Santa Catarina, de São Paulo e do Rio de Janeiro (Brasil), de Hilmar e Nova Inglaterra (EUA), do Ontário, Quebeque e Winnipeg (Canadá) e de Lisboa, do Porto e do Algarve (Portugal continental). A Associação Cultural dos Amigos do Pico, sediada em Surruey, British Columbia, Canadá, também marcou presença, como entidade convidada, na qualidade de observadora.

 

A Direção Regional das Comunidades participou na organização das atividades inerentes ao evento, fornecendo apoio ao Conselho Mundial das Casas dos Açores tendo em vista promover uma maior aproximação do Governo dos Açores às comunidades da diáspora, incentivando à união e ao compromisso entre os vários membros do Conselho, em prol da identidade açoriana.

 

O programa do evento contou com uma sessão de trabalho dedicada aos desafios das comunidades e das Casas dos Açores no Mundo, com a apresentação de três comunicações sobre a “Vida Associativa e a Comunicação Social na Califórnia”, da responsabilidade de Miguel Ávila, Sub-Diretor do Jornal Tribuna Portuguesa; a “Participação Cívica e Política nas Comunidades”, da responsabilidade de Steven Nascimento, Coordenador do “Portuguese American Citizenship Project”; e o “Ensino Superior: Desafio aos Jovens Portugueses e Luso-Americanos nos EUA”, da responsabilidade de Elmano Costa, Diretor do Centro de Estudos Portugueses na Universidade de Stanislaus – Turlock, Califórnia.

 

Teve ainda lugar uma apresentação a cargo do Presidente do Conselho de Administração da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores – SDEA, Arnaldo Machado, subordinada ao tema “Oportunidades de Investimento nos Açores”.

 

As Medalhas de Mérito do Conselho Mundial foram entregues a três entidades/personalidades: Jornal Tribuna Portuguesa - Diretor José Ávila; Estação de Rádio KLBS - Batista Vieira; e indústria agropecuária dos Portugueses nos EUA. A atribuição da distinção “Produto Açoriano de Qualidade” foi feita ao artesanato em osso e marfim de baleia – Scrimshaw.

 

O Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA) foi criado a 13 de Novembro de 1997, na cidade da Horta, com os objetivos de congregar as comunidades açorianas, dar a conhecer os Açores, os açorianos e a sua cultura às populações das respetivas áreas de influência, defender os interesses dos Açores, dos açorianos e seus descendentes, servir de elo de ligação entre a Região Autónoma e os países ou regiões onde permaneçam e afirmar a identidade cultural açoriana como parte integrante da nação portuguesa.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal