O Governo dos Açores promoveu, nos dias 13 e 14 de novembro, em Ponta Delgada, o VIII Encontro Internacional de organizações de Intervenção Social. Esta iniciativa reuniu representantes de cerca de duas dezenas de instituições dos Estados Unidos da América, do Canadá, da Bermuda e da Região Autónoma dos Açores.
Este encontro pretendeu criar um espaço de reflexão e de diálogo sobre as questões sociais das comunidades emigradas, dos emigrados regressados e dos imigrantes nos Açores, proporcionando aos participantes a análise de boas práticas e a possibilidade de realização de parcerias com vista ao desenvolvimento de novos projetos.
As instituições presentes neste encontro fazem parte da Rede Internacional de organizações de Intervenção Social, uma plataforma coordenada e apoiada pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades.
Integrado nesta iniciativa, realizou-se ainda, no dia 16 de dezembro, no auditório do laboratório Regional de Engenharia Civil, em Ponta Delgada, o seminário “Intervenção Social: competências, saberes e práticas”, no qual participaram os representantes da Rede Internacional de Organizações de Serviço Social.
Este seminário iniciou-se com a participação de Helena Neves Almeida, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que apresentou a conferências “Caminhos para a construção de alternativas sociais: questionar”. Seguiram-se depois vários painéis de discussão sobre a intervenção social, os jovens em risco, os cuidados e o bem-estar dos idosos, a mobilidade e a inclusão na sociedade.
Para além das sessões de trabalho e do seminário, os participantes no VIII Encontro Internacional de Organizações de Intervenção Social tiveram ainda a oportunidade de visitar várias instituições e projetos de apoio social na ilha de São Miguel, como o Lar de Nossa Senhora do Rosário, na Lagoa, a Associação de Promoção de Públicos Jovens em Risco – Projeto Terra Jovem, na Ribeira Grande, ou a Norte Crescente – Associação de Desenvolvimento Local, em Ponta Delgada.