principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

PALAVRAS, SONS E MOVIMENTO - O URUGUAI NOS AÇORES

 

 

A Direcção Regional das Comunidades da Presidência do Governo,  promoveu entre os dias 16 e 19 de Novembro de 2007, o projecto “Palavras, Sons e Movimento - O Uruguai nos Açores”. Esta iniciativa decorreu nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Pico e Faial.

 

“Palavras, Sons e Movimento - O Uruguai nos Açores” pretendeu  dar continuidade ao trabalho desenvolvido em prol da diáspora e da divulgação dos laços históricos e culturais que unem os Açores ao Uruguai e teve como objectivos dar a conhecer à sociedade açoriana o trabalho desenvolvido no Uruguai a nível cultural e académico em áreas que vão desde a história, a música até à dança.

 

Do programa destacaram-se  três conferências - “A Saga da Gente dos Açores na América do Sul” e “Os Descendentes daqueles Açorianos no Uruguai de Hoje”, a cargo das oradoras Raquel Domínguez de Minetti e Manuela Techera Cardozo, e “Os açoriano-descendentes que colonizaram o Sul do Rio Grande do Sul brasileiro e os territórios fronteiriços com o Uruguai” por Washington Batista.

 

A música e dança esteve a cargo da Associacion Civil Los Azoreños, do Uruguai que animou as noites com espectáculos de folclore uruguaio e tango.

 

Em Santa Maria as actividades decorreram, no dia 16 de Novembro, no Auditório de Nossa Senhora das Vitórias com o apoio da edilidade de Vila do Porto. Na ilha de São Miguel, as conferências e o espectáculo de dança tiveram lugar no Teatro Ribeiragrandense no dia 17, com o apoio daquela autarquia. Na ilha do Pico a iniciativa teve lugar no concelho das Lages do Pico, com o apoio da Sociedade Filarmónica Liberdade Lagense e da Câmara Municipal das Lajes e no dia 19 a iniciativa decorreu na ilha do Faial, com as conferências a terem lugar no Auditório da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga e o espectáculo de dança no Centro Paroquial Padre José Correia da Rosa, na freguesia de Castelo Branco. Na ilha do Faial a organização contou com a colaboração da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga, Junta de Freguesia de Castelo Branco e Câmara Municipal da Horta. 

CONFERÊNCIAS:

"A Saga da Gente dos Açores na América do Sul"

Por Raquel Domínguez de Minetti e Manuela Techera Cardozo.

A saga dos açorianos em procura de terras para trabalhar e viver, na América do sul, do Maranhão (Brasil), às terras da Coroa Espanhola (Uruguai e Argentina).

Apresentação de nossas respectivas árvores genealógicas.

 

"Os Descendentes daqueles Açorianos no Uruguai de Hoje"

Por Manuela Techera Cardozo e Raquel Domínguez de Minetti.

Os descendentes de açorianos galgaram fronteiras e escreveram uma história de mestiçagem étnica.

O Uruguai de hoje, uma mistura de muitos povos: os símbolos, a produção, a educação, etc.

 

“Os açoriano-descendentes que colonizaram o Sul do Rio Grande do Sul brasileiro e os territórios fronteiriços com o Uruguai”

Por Washington Batista

A Bacia do Prata e a geopolítica – confronto de Portugal e Castela

O Rio Uruguai - Açorianos no Rio da Prata nos tempos da Restauração de 1640, O gado xucro e as charqueadas, Açorianos na Colónia do Sacramento,1680 - Rio Grande invadido por Ceballos,  55 casais açorianos fundam San Carlos 1773 - colonos açorianos lavradores tornados criadores de gado - ocupação das terras ao longo dos rios, as sesmarias - os açorianos e os casamentos clánicos - a lenta povoação do território pelos bisnetos dos imigrantes de 1750 mantendo sua língua e costumes - confronto com outras nacionalidades de imigrantes

 

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal