principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Documentário Dez Ilhas e Um Mundo
 
O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promoveu, nos dias 29, 30 e 31 de maio, a apresentação na Região do documentário Dez Ilhas e Um Mundo, numa iniciativa que decorreu nas ilhas de São Miguel, Faial e Terceira.
A mostra consistiu na exibição de uma série de três documentários, com a duração de 15 minutos cada, produzidos pela produtora brasileira TAC Filmes e gravados no Estado de Santa Catarina, no Brasil, e nos Açores.
Estes documentários, cuja produção contou com o apoio da Direção Regional das Comunidades e da RTP-Açores, narram a história do povoamento açoriano no Estado de Santa Catarina, divulgando as tradições e costumes do povo açoriano. Nos documentários é também abordado o legado dos povoadores açorianos na vivência e na cultura contemporâneas deste estado brasileiro.
As mostras dos documentários, que contaram com a presença dos autores, Diego Lara e Flávio Oliveira, foram realizadas no 9500 Cineclube, Ponta Delgada (29), auditório da Biblioteca e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta (30), e na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, Praia da Vitória (31).
Paralelamente à mostra do documentário, a Direção Regional das Comunidades e a TAC Filmes realizaram três workshops de produção de vídeos e documentários aos alunos das escolas secundárias das Laranjeiras (São Miguel) e Manuel de Arriaga (Faial), e na Escola Profissional da Praia da Vitória (Terceira). Cerca de 70 alunos participaram nestes workshops.
Com esta iniciativa, o Governo dos Açores pretendeu promover na Região o património cultural açoriano existente em Santa Catarina, presente ainda hoje depois mais de dois séculos e meio após da chegada dos povoadores açorianos a esta região do sul do Brasil.
 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal