principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

RÚSSIA

 

 

A Rússia ou Federação Russa é o maior país do Mundo, com cerca de 142.754.000 habitantes, estendendo-se por quase metade da Europa e por cerca de um terço da Ásia.

Compreende, além da porção metropolitana continental, o enclave de Kaliningrado , no Mar Báltico, e uma série de ilhas e arquipélagos árcticos, entre os quais os mais importantes são a Terra de Francisco José, as ilhas da Nova Zemlya , a ilha de Kolguev , o arquipélago da Terra do Norte, as ilhas da Nova Sibéria e a ilha de Wrangell. Inclui também várias ilhas e arquipélagos no Extremo Oriente, em particular a ilha Sacalina, as ilhas Curilas e as ilhas Komandorskie.

A porção continental limita a norte com o Mar Branco, Mar de Kara, Mar de Laptev, Mar da Sibéria Oriental e Mar de Chukchi, a leste com o Estreito de Bering e Mar de Bering, que estabelecem comunicação com o Alasca, com o Oceano Pacífico, com o Mar de Okhotsk e com o Mar do Japão, através do qual contacta com o Japão, a sul com a Coreia do Norte, com a China, com a Mongólia, com o Cazaquistão, com o Mar Cáspio, com o Azerbaijão, com a Geórgia e com o Mar Negro, do outro lado do qual está a Turquia, e a oeste limita com o Mar de Azov, com a Ucrânia, com a Bielorrússia, com a Letónia, com a Estónia, com o Golfo da Finlândia, com a Finlândia e com a Noruega.

A sua capital é a cidade de Moscovo.

 

História

Repetidas e devastadoras derrotas das tropas Russas na Primeira Guerra Mundial levaram a motins generalizados nas principais cidades do Império Russo e à derrocada, em 1917, da dinastia dos Romanov, que reinou por 300 anos. Os socialistas, sob o comando de Vladimir Iliych Ulyanov (conhecido por Lenin) conquistaram o poder em seguida, e formaram a URSS. Sob o governo de Josef Stalin (nascido na Geórgia) o domínio russo sob a União Soviética se fortaleceu, ao custo de milhões de mortos e deportações.

A economia e a sociedade soviética ficaram estagnadas em anos posteriores até que o Secretário Geral do Partido Comunista Mikhail Gorbachev introduziu a chamada glasnost (abertura, transparência) e a perestroika (reestruturação) numa tentativa de modernizar o comunismo, mas suas iniciativas, sem que o desejasse, estimularam forças que, mais tarde, até o fim de 1991, dividiram a antiga URSS em 15 repúblicas independentes.

Desde então, a Rússia tem feito esforços para construir um sistema político democrático e uma economia de mercado, para substituir o rígido planeamento e controle social, político e económico do período stalinista. Um conflito de guerrilhas forte ainda ocorre na região do Cáucaso russo, na República da Chechénia.

 

Geografia

O relevo é variado: dominam planícies e vales (3/4 do território). As planícies Leste-Européia e Oeste-Siberiana, divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta. Ponto mais elevado: monte Elbrus (5642 m.).

Na Rússia há cerca de 120 mil rios. A maioria fica congelada no Inverno.

 

Politica da Rússia

Desde que ganhou a sua independência com o colapso da União Soviética no fim de 1991, a Rússia (formalmente a Federação Russa) enfrentou sérios desafios no seu esforço para criar um sistema político após 75 anos de governação soviética. Por exemplo, as principais figuras nos ramos Legislativos e executivos defendem vistas opostas da direcção política da Rússia e dos instrumentos governativos que devem ser usados para as seguir.

O conflito alcançou o seu auge em Setembro e Outubro de 1993, quando o presidente Boris Ieltsin usou força militar para dissolver o parlamento e convocou novas eleições legislativas. Este evento marcou o fim do primeiro período constitucional russo, que ficou defendia pela muito emendada constituição adoptada pela república russa em 1978. Uma nova constituição, criando uma presidência forte, foi aprovada em referendo a Dezembro de 1993.

A União Soviética, cujo nome completo era União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi um país de proporções continentais, cobrindo praticamente 1/6 das terras emersas do planeta, fundado em 30 de Dezembro de1922 pela reunião dos países que formavam o antigo Império Russo, na Europa e na Ásia, cujo número variou ao longo do tempo, mas foi de 15 durante a maior parte da existência do estado. Foi uma das duas super potências durante a Gerra-Fria , até à sua dissolução em 25 de Dezembro de 1991.

 

Formação do Governo e Parlamento

A Federação Russa é um Estado federativo democrático baseado primazia da lei e é uma República. O poder do Estado na Rússia está nas mãos do Presidente, da Assembleia Federal e do Governo e os tribunais.

 

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal