principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Prémio de Jornalismo "COMUNIDADES AÇORIANAS"

 

 

O Prémio de Jornalismo “Comunidades Açorianas” é organizado pela Direcção Regional das Comunidades, Presidência do Governo Regional dos Açores.

 

Objectivos

 

O arquipélago dos Açores é caracterizado pelas suas variadíssimas mutações demográficas, que remontam ao seu descobrimento, passando por um povoamento precário, transitando por diversos indicadores ao longo da sua história e culminando com uma emigração em meados do século passado, que deu origem a um decréscimo populacional acentuado.

A emigração açoriana caracteriza-se, assim, por diferentes fases, nomeadamente numa primeira instância, tendo o Brasil como destino (Maranhão), em 1621 e a parte sul do país em 1747. Estados Unidos da América, Bermuda, Hawaii (então ainda não integrado nos EUA) e, mais recente, Canadá foram os outros destinos que acolheram os açorianos em 1767, 1849, 1878 e 1953 respectivamente.

Mas, a emigração de um povo não se confina apenas à deslocação de um lado para o outro. É também, a integração na nova sociedade, a criação de espaços de preservação da sua cultura, bem como a divulgação de novos valores que marcam a história de um povo e assim deixam registos de marcas culturais que o jornalismo regista, acompanha e, por vezes, imortaliza como fonte para a ciência.

É, neste contexto, que a Direcção Regional das Comunidades promove a segunda edição do Prémio de Jornalismo “Comunidades Açorianas”, como forma de promover a cultura açoriana além fronteiras, bem como divulgar as nossas Comunidades. A promoção da integração destas comunidades nas sociedades de acolhimento, bem como favorecer a sã convivência entre povos e culturas, minando caminhos para a emergência de sentimentos e comportamentos racistas e xenófobos, são outros objectivos deste Prémio.

 

 
Anexos:

 

Prémio Comunidades regulamento 2008.doc

Ficha de Inscrição - 2008.doc

 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal