principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Marcha das Comunidades

 

A Presidência do Governo Refional dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades, organizou no âmbito das Festas Sanjoaninas 2004, em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, uma Marcha que integrou o desfile na noite de São João.

A "Marcha das Comunidades" contou com 35 pares, oriundos dos Estados Unidos, Canadá, Bermuda, Brasil, Uruguai e Açores.

Várias associações e Ranchos Folclóricos foram convidados, pela DRC, a participar nesta iniciativa, tendo em vista envolver uma vasta área geográfica representativa das nossas Comunidades radicadas na diáspora.

Assim, dos EUA, Califórnia participaram o Grupo Cultural Português "Recordando Portugal" de Chino; a Sociedade do Divino Espírito Santo de Artesia; o Rancho Folclórico "Tempos de Outrora" de São José e o Grupo Folclórico "Saudades do Bravo", do Centro Português de Evangelização e Cultura de Tulare.

Da Costa Leste dos EUA, vieram aos Açores representantes da Escola Portuguesa de cambridge e Sommerville, Burlington e do Império das Crianças , MA e do Centro Comunitário "Amigos da Terceira", em Pawtucket, RI.

A Bermuda estve representada pelo Rancho Folclórico da Associação Cultural Portuguesa e o Uruguai por um casal da Associação Civil "Los Azoreanos", acompanhado de vários representantes da Comunidade de San Carlos, onde é cada vez mais patente o interesse pelo resgaste e divulgação da cultura açoriana.

Do Canadá participaram o Rancho Folclórico da Casa dos Açores de Winnipeg; o Grupo Folclórico da Paróquia de Santa Cruz, London; a Associação Cultural "Amigos do Pico", da B. C. e o Rancho Folclórico do Centro Cultural Português de Mississauga.

Finalmente, do Brasil participaram na Marcha das Comunidades, representantes do Estado do Rio Grande do Sul, nomeadamente a Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul e do Grupo Universitário do Rio Grande do Sul; do Estado de Santa Catarina vieram representantes do Grupo Folclórico da Cidade de Florianópolis e do Grupo "Arcos Pró-Resgate da Memória Artística e Cultural de Biguaçu". Vieram igualmente quatro casais das Casas dos Açores de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal