principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

IX ASSEMBLEIA-GERAL DO CONSELHO MUNDIAL DAS CASAS DOS AÇORES

 

 

A Presidência do Governo Regional, através da Direcção Regional das Comunidades, no âmbito da preservação da identidade cultural açoriana nas diversas comunidades espalhadas pelo mundo, organizou a IX Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores que teve lugar nas ilhas Pico e Faial entre os dias 01 e 06 de Junho.

Com dezassete participantes, este Encontro reuniu três Casas dos Açores de Portugal Continental, três Casas dos Açores no Canadá, uma Casa dos Açores nos EUA, três Casas dos Açores do Brasil e uma associação do Uruguai.

A iniciativa em apreço teve por objectivos promover o debate sobre as dinâmicas e os desafios actuais, a salutar troca de experiências assim como um relacionamento cada vez mais estreito e abrangente entre as Casas dos Açores e as Comunidades onde as mesmas se encontram radicadas, tendo em conta que essas instituições devem ser referências privilegiadas na divulgação das especificidades culturais da Região Autónoma dos Açores e proporcionar aos participantes um maior contacto com a realidade açoriana, permitindo-lhes transportar para junto das nossas comunidades, novas ideias e objectivos renovados decorrentes do Encontro.

Ainda neste Encontro foi oferecido aos participantes um almoço com Sopas do Espírito Santo, pela Irmandade do Divino Espírito Santo da Freguesia de São Mateus do Pico, já que o evento em apreço coincidiu com as celebrações do Divino Espírito Santo, e com as celebrações do dia Região Autónoma dos Açores.

A todos os participantes, foi oferecido um almoço por Sua Excelência o Presidente do Governo Regional dos Açores, no Dia da Região Autónoma dos Açores, tendo o mesmo, contado com a Sua ilustre presença.

 Ainda por ocasião das celebrações do Dia da Região, todos os participantes receberam um convite de Sua Excelência o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, para assistirem àquelas celebrações, na Sociedade Amor da Pátria, seguido de um jantar no Hotel Fayal Resort.

A Direcção Regional das Comunidades, numa cerimónia particular, entregou a todos os participantes um certificado e uma declaração de participação no Encontro, bem como algumas lembranças.

Nesta cerimónia, foi entregue a bandeira do Conselho Mundial das Casas dos Açores à Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, responsável pela X Assembleia-Geral, a realizar no próximo ano.

Foram ainda entregues três medalhas de mérito:

            - Dra. Alzira Maria Serpa Silva;

            - Professora Emília Mendonça;

            - Instituto Açoriano de Cultura.

 

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal