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I Encontro de Associações Culturais

 

O I Encontro Comunitário de Associações Culturais, realizou-se na cidade da Horta, entre 12 e 15 de Maio de 2001 e contou com a presença de cerca de trinta participantes dos Estados Unidos, Canadá e Bermudas.

Objectivos:

- A participação e o diálogo das Associações das Comunidades em conjunto;

- O aprofundamento das relações inter-comunitárias e entre os Açores e as Comunidades, proporcionando uma reflexão conjunta, de forma a fortalecer a dinâmica da identidade cultural açoriana.

Temas em debate:

- Preservação da Identidade Cultural Açoriana;

- Difusão da Língua Portuguesa.

Conclusões:
Os participantes deste I Encontro debruçaram-se sobre dois temas principais: “A Preservação da Identidade Cultural Açoriana” e “A Difusão da Língua Portuguesa”.

Conclusões dos temas debatidos:

A. A Preservação da Identidade Cultural Açoriana
Os representantes das Associações Culturais participantes decidiram recomendar à Direcção Regional das Comunidades (DRC)
:

1. A criação de um web site, email e links entre a DRC e as Organizações Comunitárias, de modo a facilitar a comunicação.

2. A promoção e circulação de informação deverá, também, concretizar-se em português e na língua do país de acolhimento através de panfletos, livros, audiovisuais e CD-Roms.

Este deverá ser um trabalho de cooperação a nível de pesquisa e publicação com o apoio da DRC, do ICEP, do Instituto Camões e de outros organismos vocacionados para estas matérias.

3. Promover os necessários contactos com a RTP, RTP-I e RTP-A no sentido das Comunidades Portuguesas radicadas no Canadá obterem autorização para a retransmissão, em canais privados, de programas ou extractos de programação com interesse cultural para essas mesmas Comunidades.

4. A criação de campos de férias para a juventude com a possibilidade de servir também intercâmbios familiares.

5. Estimular a cooperação entre a DRC e as instituições das Comunidades, através de intercâmbios culturais das Comunidades para a Região e da Região para as Comunidades e o estabelecimento de parcerias inter comunitárias e intracomunitárias, entre as instituições e o Governo Regional dos Açores.

6. Fomentar a formação de dirigentes das organizações.

7. A realização de um Festival anual em regime de rotatividade, da cultura açoriana, a ter lugar nas Comunidades norte-americanas, com objectivos de promover e divulgar, de maneira relevante, a cultura açoriana. O evento terá lugar nas áreas de: Bermudas, costas leste e oeste dos Estados Unidos da América, costas leste, oeste, centro do Canadá e região metropolitana de Toronto. As Comunidades das áreas especificadas deverão coordenar, em parceria, a concretização deste Festival.

O modo de selecção das áreas onde decorrerá este Festival será por sorteio, sendo os dois primeiros a realizar ainda neste Encontro.
As organizações das áreas seleccionadas não serão contempladas com apoios financeiros da DRC destinados à realização de Semanas Culturais ou eventos afins no ano em que ali ocorrer o Festival.

8. A realização de um II Encontro, sob o título de “II Encontro de organizações culturais açorianas da diáspora”, dentro do período de 12 meses, incluindo, de preferência, os participantes do I Encontro, os quais se deverão fazer acompanhar por um jovem já com experiência no campo associativo.

Poderão ainda as diferentes organizações propor a deslocação a esse Encontro de outros membros dos seus corpos directivos, que gozarão do estatuto de “observador”, devendo contudo as organizações suportar todos os custos inerentes à deslocação e estadia desses mesmos elementos.

O I Encontro Comunitário das Associações Culturais diligenciará esforços junto das organizações no sentido de assegurar o envio do seu registo anual, com informação vária, como tem vindo a ser requerido nos últimos dois anos pela DRC.

O I Encontro Comunitário das Associações Culturais decidiu também recomendar às organizações presentes e não presentes que, dentro do possível, alterem o mandato dos seus dirigentes para um mínimo de dois anos, no sentido de garantir a continuidade do trabalho das mesmas.

Ainda no âmbito das recomendações aos movimentos associativos que prestam serviço social, decidiu o I Encontro chamar a atenção dos seus dirigentes para a realização do I Encontro das Organizações Comunitárias de Serviço Social, a realizar em Outubro próximo, na Terceira.

Algumas organizações das Comunidades radicadas no Canadá entenderam ainda pedir à DRC que transmita à DGACCP a necessidade de criação do cargo de adido cultural junto do Consulado-Geral de Portugal em Montreal, a preencher por quem se identifique com os valores da Comunidade daquela área.

Por último, as organizações presentes concordaram envidar esforços no sentido de integrar nas suas actividades, sempre que possível, elementos da terceira idade.

B. A difusão da Língua Portuguesa
Os representantes das Associações Culturais participantes decidiram levar ao conhecimento da Direcção Regional das Comunidades (DRC) as seguintes necessidades
:

1. Materiais didácticos:


Apoio de materiais didácticos, abrangendo as Comunidades com poucos portugueses, incluindo vídeos, CD’s e programas de software para os jovens, proporcionando o intercâmbio para os mesmos.

2. Divulgação de informação:

As comunidades necessitam de ser informadas directamente e não só pelos Consulados; necessitam de melhor comunicação entre as Escolas Portuguesas e as Escolas Públicas, desde a pré-escola até à universidade, incluindo a DRC, assim como a comunicação entre os professores das Escolas Portuguesas e os professores das Escolas Públicas.

3.O papel das Associações:

Devem identificar o interesse da juventude como, por exemplo, pela música e desporto, por intermédio de questionário ou estudo da Região.

As associações devem disponibilizar espaço para os jovens, devem identificar e responsabilizar alguém para o apoio aos jovens. Podem fazer pesquisa das Escolas Públicas que ensinam o português, identificando o sucesso do mesmo ensino.

As associações devem ser mais activas para que as Escolas Públicas ofereçam o ensino da Língua Portuguesa como parte do seu “curriculum”.

Desenvolver programas de intercâmbio para os jovens, oferecendo incentivos como, por exemplo, viagens aos Açores, campo de férias, em parceria com as Escolas Públicas.

Organizar workshops como, por exemplo, o ensino da Língua e auto-estima, sensibilizando os pais para a importância da Língua Portuguesa, valorizando o uso da Língua Portuguesa e Língua local nas suas actividades.

4.Professores:
Aceitar professores formados nos Estados Unidos da América e Canadá para ensinarem o português nas Escolas Portuguesas.

Atribuição de um subsídio significativo, por parte do Governo Português, aos professores.
Dar formação aos professores para os actualizar na metodologia do ensino de Português.

5. Escolas:

Criar uma Escola “Piloto” para servir de modelo ao ensino da Língua Portuguesa.
Usar a RTP-I ou outros órgãos de comunicação para ensino da Língua Portuguesa, com a duração de, pelo menos, uma semana.
Implementar programas “Two Way Language Immersion” nas Comunidades.
Exigir que nos infantários e creches utilizem a Língua Portuguesa.

6.Consultores:

Aproveitar os participantes do I Encontro de Associações para servirem como grupo consultor.

 

 
 
 
 


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