principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Estado do Rio Grande do Sul

 

Estado brasileiro localizado na região Sul. Possui como limites Santa Catarina (N), oceano Atlântico (L), Uruguai (S) e Argentina (O). Ocupa uma área de 282 062 km2. A sua capital é Porto Alegre.

 

As cidades mais populosas são: Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Canoas e Santa Maria. O relevo é constituído por uma extensa baixada, dominada ao norte por um planalto.

Os rios principais são: Uruguai, Taquari, Ijuí, Jacuí, Ibicuí, Pelotas e Camacuã. O clima é subtropical.

 

Em 1627, jesuítas espanhóis criaram missões, próximas ao rio Uruguai, mas foram expulsos pelos portugueses, em 1680, quando a coroa portuguesa resolveu assumir o seu domínio, fundando a Colónia do Sacramento. Os jesuítas portugueses estabeleceram, em 1687, os Sete Povos das Missões. Em 1737, uma expedição militar portuguesa tomou posse da lagoa Mirim.

 

Em 1740 chegou à região do actual Rio Grande do Sul o primeiro grupo organizado de povoadores. Vindos das ilhas dos Açores, contavam com o apoio oficial do governo, que pretendia que se instalassem na vasta área onde estavam situadas as Missões. Mas as dificuldades de transporte fizeram com que terminassem por se fixar na área da actual cidade de Porto Alegre.

 

Assim, em 1742, estes colonizadores fundaram a vila de Porto dos Casais, depois chamada Porto Alegre. As lutas pela posse das terras, entre portugueses e espanhóis, terminaram em 1801, quando os próprios gaúchos dominaram os Sete Povos, incorporando-os ao seu território. Em 1807, a área foi elevada à categoria de capitania. Grupos de imigrantes italianos e alemães começaram a chegar a partir de 1824.

 

A sociedade estancieira passou então a coexistir com a pequena propriedade agrícola, diversificando a produção. Durante o século XIX, o Rio Grande do Sul foi palco de revoltas federalistas, como a Guerra dos Farrapos (1835-45), e participou da luta contra Rosas (1852) e da Guerra do Paraguai (1864-70).

 As disputas políticas locais foram acirradas no início da República e só no governo de Getúlio Vargas (1928) o Estado foi pacificado.

 

Actualmente a nível económico, este Estado destaca-se pela agricultura (soja, trigo, arroz e milho) e pecuária (bovinos, ovinos, equinos e suínos), além de actividades industriais (de couro e calçados, alimentícia, têxtil, madeireira, metalúrgica e química).

O Rio Grande do Sul é considerado, juntamente com o Paraná, como o estado celeiro do país, responsável pela maior produção nacional de grãos, sendo por isso uma das bases da economia do Brasil.

 

A população do estado do Rio Grande do Sul é de 10 187 798 brasileiros (censo 2000/IBGE).

 

A população do município de Porto Alegre é de 1 360 590 brasileiros.

 

CIDADE DE PORTO ALEGRE

Capital do estado do Rio Grande do Sul, esta cidade foi fundada por portugueses de origem açoriana em 1752 com o nome de Porto dos Casais, onde desembarcaram cerca de 60 casais. Com uma população na ordem dos 1.500.000 habitantes, a cidade de porto Alegre encontra-se localizada na margem esquerda do Rio Guaíba, conhece o seu desenvolvimento a partir  do século XIX, com a instalação dos núcleos de colonização alemã – S. Leopoldo e Novo Hamburgo e a construção das primeiras vias-férreas que a puseram em contacto com as colónias italianas, factores que contribuíram para a tornar na altura a mais importante metrópole da região sul do país.

Até que D. Pedro I declarasse o Brasil independente de Portugal, Porto Alegre continuou vila-capital. Em 1822, o monarca, confere-lhe então o título de cidade, tendo obtido, por conta da sua fidelidade ao trono imperial, a condecoração de Cidade Leal e Valerosa, referenciadas ainda hoje no Brasão oficial de Porto Alegre.

A economia do município é diversificada, sendo expressivos tanto o sector dos serviços, como o do comércio, a agricultura e a indústria.

 

MUNICIPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ONDE EXISTEM SALAS AÇORIANAS

 

Salas Açorianas

Colecções de material diversificado oferecido pelo Governo dos Açores a vários municípios de origem açoriana para apoio à realização de projectos  que visam o resgate, estudo e divulgação da cultura açoriana e que evidenciam, de um modo geral, a importância que tiveram os casais açorianos na construção dos estados sulinos brasileiros.

Do material remetido constam: Bandeira e Hino da Região, colecções de livros de temática açoriana, trajes regionais, cassetes e CD’s com música regional, colecções de diapositivos sobre as festas do Espírito Santo, colecções de louça regional, posters e mapas do Arquipélago, cassetes vídeo apresentando aspectos paisagísticos da Região, peças de artesanato variado, etc..

 

GRAVATAÍ

Cidade situada a 20 Km de Porto alegre, tem 232.447  habitantes e foi fundada em 1763. Em 1772 foram concedidos os primeiros lotes para famílias açorianas que se estabeleceram na região, as quais mudaram totalmente o perfil do povoado. Estas deixaram uma significativa herança histórico-cultural que, ainda hoje, está bem patente na arquitectura mais antiga, nos ternos de reis, nas cavalhadas, nas festas do Divino, etc.

É uma das cidades com maior potencial de desenvolvimento e investimento no estado.

 

VIAMÃO

Foi capital do estado do RS de 1725 a 1735 e elevada à categoria de município em 1880.  Tem, hoje em dia, cerca de 227.062 habitantes e fica a 25 Km de Porto Alegre. Foi palco de um importante acontecimento da história gaúcha: a Revolução Farroupilha. Em Viamão deu-se uma forte implantação açoriana. Na arquitectura, nos usos e costumes vêem-se traços concretos desta presença. 

 

TRIUNFO

É um município em amplo desenvolvimento, com uma população de 22.192  habitantes e uma área que supera os 823km². A data da sua fundação como município ocorreu em 1938. Tipicamente açoriana, a cidade apresenta ainda, uma infinidade de prédios históricos, o que faz dos passeios à Triunfo uma constante volta ao passado.

 

 RIO PARDO

Rio Pardo foi colonizado por açorianos e continentais e foi elevado à categoria de município em 1809. Com uma área de 2 185km2, possui 37.778 habitantes e dista de Porto Alegre 145Kms.

Pela sua riqueza cultural foi classificada pelo Património Histórico do Rio Grande do Sul.

 A cidade apresenta, ainda hoje, marcas bem visíveis do seu intenso passado histórico, expressas no seu património arquitectónico, onde se destaca o Museu Municipal Barão de Santo Ângelo, construído no final do século XVIII por açorianos da ilha Terceira.

 

GENERAL CÂMARA

A origem do município está inteiramente ligada ao distrito de Santo Amaro do Sul, onde, no século XVII, chegaram os primeiros colonos vindos dos Açores. A sua fundação data de 1881.

Com uma área de 1046 Km2 e uma população de 13 000 habitantes, dista de Porto Alegre 75Km.

General Câmara é o segundo maior município com prédios classificados pelo IPHAN (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional).

 

TAQUARI

Com uma população de 24.500 habitantes, fica a 104Km de Porto Alegre e foi constituído como município em 1849.

Em 1760 chegaram os primeiros casais açorianos que se estabeleceram na área urbana, onde hoje é a cidade.

É uma povoação exclusivamente fundada por açorianos e só mais tarde surgiram as primeiras famílias alemãs. Foi o primeiro povoado planeado e ordenado pelo Governo Português em solo do Rio Grande do Sul.

 

MOSTARDAS

Município criado em 1963, actualmente com uma população de cerca de 11.657 habitantes, fica a 209 Km da capital e tem uma área de 1902 Km2.

Possui muitos recursos naturais, como lagoas, capões de mata nativa e a importante reserva que é o parque  Nacional da Lagoa do peixe.

Colonizada por casais vindos do arquipélago dos Açores, Mostardas guarda ainda os hábitos e costumes  deste povo, o que se faz notar nas fachadas do casario, nas ruas estreitas, gastronomia e na formação religiosa.

 

CAPÃO DA CANOA

O município de Capão da Canoa foi criado em 1982. Com uma população de 30 449 habitantes e uma área de  96,6 Km2, dista 135Km de Porto Alegre.

Capão da Canoa floresceu por volta do ano de 1900, com o nome de Arroio da Pescaria, época em que os primeiros ranchos começavam a agrupar-se à beira-mar.

Colonizado por açorianos ainda hoje se mantém bem vivas as tradições religiosas das Folias do Divino, Ternos de Reis, Romarias e Destas do Divino Espírito Santo.

 

OSÓRIO

O município de Osório emancipou-se de Santo António da Patrulha em 1857. Com uma área de 671,2Km2 e uma população de 36.240 habitantes, dista de Porto Alegre 95Km. Osório, que já se chamou de Conceição de Arroio e de Estância da Serra, começou a ser povoado por imigrantes açorianos em 1773. Hoje apresenta museu e um casario antigo, vestígio da influência açoriana na região.

 

TRAMANDAÍ

Tramandaí foi fundada oficialmente em 1732. O início do seu povoamento deu-se às margens do rio Tramandaí. Possui actualmente 35 000 habitantes, uma área de 139.542Km2 e dista de Porto Alegre 122Km.

Em 1906 Tramandaí já era procurada como zona balnear. Hoje é a maior cidade litorânea do Norte do Estado, recebendo no Verão cerca de 350 000 mil veranistas provenientes de todas as regiões gaúchas, de outros estados brasileiros e dos países do Mercosul.

 

SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA

O município de Santo António da Patrulha foi fundado por casais açorianos e hoje apresenta uma diversidade de etnias, predominando o elemento português. Com uma área de 980Km2 e uma população de 34 552 habitantes, dista de Porto Alegre 122Km. Santo António da Patrulha foi elevado a município em 1809, tendo sido um dos primeiros quatro municípios a serem criados no Rio Grande do Sul.

Apesar da cultura patrulhense receber influências italianas e alemãs, predominam actualmente valores culturais de origem açoriana, tais como os Ternos de Reis, as Cavalhadas, o terço Cantado, Cantigas  de Olarai, velação do Bom Jesus e as festas do Divino Espírito Santo. Estas são tradições que remontam à época da imigração açoriana e que permanecem até hoje. Para além destas, a herança açoriana também está representada no folclore e na arquitectura. Esta última foi recentemente protegida, através   da criação do Centro Histórico de Santo António da Patrulha, com a finalidade de salvaguardar a arquitectura colonial e o traçado antigo do município.

 

RIO GRANDE

A cidade portuária de Rio Grande foi fundada no dia 19 de Fevereiro de 1737, data que também marca o início da colonização portuguesa no Rio Grande do Sul.Com uma área de 2 835,8Km2 e uma população de 178 256 habitantes, dista da Capital 310Km.

Rio Grande foi a primeira sede da Capitania do Rio Grande de São Pedro (1760), teve a primeira Câmara de Vereadores (1761), a mais antiga loja maçónica do Estado (1840), a primeira Câmara de Comércio (1844) e a 4ª mais antiga do Brasil, e conta com a primeira biblioteca pública do Rio Grande do Sul. Também foi construído em sua área territorial o primeiro farol do Rio Grande do Sul, o Farol Capão da Marca, inaugurado por D. Pedro II em 1849.

Entre outros destaques da sua longa história, a cidade teve a primeira mulher formada em medicina no Brasil, Rita Lobato Velho, e é a cidade do clube de futebol mais antigo do país, o Sport Clube Rio Grande, constituído em Julho de 1900.

 

BALNEÁRIO PINHAL

Balneário  Pinhal tem como município-mãe, Cidreira, do qual se emancipou em 1995. A sua criação como município data de 1997.

A base da sua economia é a construção civil e o turismo. Balneário do Pinhal tem uma população de 7881  habitantes, possui uma área de 106,2Km2 e dista de Porto Alegre 110Km.


 

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal