principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Estado de São Paulo

 

Estado brasileiro localizado na região SUDESTE. Tem como limites: Minas Gerais (N e NE), Rio de Janeiro (NE), oceano Atlântico (L) e Mato Grosso (O). Este estado ocupa uma área de 248.808,8 Km2. A sua capital é a cidade de São Paulo.

 

As suas cidades mais populosas são: S. Paulo, Campinas, Guarulhos, Santo André, Osasco, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba, Diadema e Jundiai.

 

S. Paulo apresenta um relevo relativamente elevado, já que 85% da sua superfície está entre 300 e 900 metros de altitude.

Os rios principais são: Tietê, Paranapanema, Grande, Turvo, Pardo, de Peixe, Paraíba do Sul e Piracicaba. O seu clima é tropical.

 

Sendo o estado mais desenvolvido do País, S. Paulo tem como base da sua economia a agricultura, a pecuária, o comércio, os serviços e a indústria.

 

A fundação da Vila de S. Vicente, em 1532, por Martim Afonso de Sousa, deu início à colonização da área. Em 1554, os Jesuítas organizaram um núcleo que daria origem à cidade. No século XVII, os paulistas formaram as bandeiras, em busca de riquezas minerais e de mão-de-obra indígena.

 

O desenvolvimento da cultura do café, no século XIX, favoreceu o seu desenvolvimento económico. A consequente acumulação de riqueza e a chegada de imigrantes europeus mais qualificados permitiram a sua industrialização.

 

Ao lado da mudança do perfil sócio-económico da província, ocorreu também o fenómeno da urbanização, que atraiu diversos brasileiros de outras regiões em busca de trabalho.

 


Sítio Ofícial do Governo do Estado de São Paulo

Sítio da Casa dos Açores de São Paulo

 

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal