principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Estado da Califórnia

 

 

 

Estado da Califórnia

 

O Estado da Califórnia situa-se na parte oeste dos Estados Unidos da América, ocupando uma área total de 411.015 km2, sendo o terceiro maior Estado do país. Apresenta uma população de 33.871.648 habitantes, segundo os últimos Censos de 2000, e é o Estado mais populoso dos EUA. A sua capital é Sacramento e tem a segunda maior cidade dos EUA, nomeadamente Los Angeles.

Entre os anos 1940 a 1980, este estado teve um crescimento populacional e económico fenomenal, em comparação com os outros estados do país.

A economia baseia-se na agricultura, que sempre foi vital para este estado, o turismo (cidades emblemáticas como Los Angeles, San Diego e San Francisco) e a indústria de entretenimento, Hollywood.

Com o forte crescimento de progresso que Califórnia assistiu, todas as infra-estruturas foram, de igual modo, modificando-se e inovadas, sendo que hoje apresenta uma das melhores redes de estradas do mundo. A nível cultural, apresenta um conjunto de estruturas bastante acentuadas, nomeadamente as 179 bibliotecas que têm, os 117 jornais diários que se publicam, a Universidade da Califórnia, uma das maiores do mundo e os inúmeros museus e parques que a Califórnia tem para oferecer.

Quanto à presença lusa neste estado, segundo dados do “Bureau of the Census, Census of the United States, 1990”, a Califórnia era o estado norte-americano com mais presença portuguesa, totalizando 356.495 portugueses.

Por vezes, é difícil um indivíduo largar a sua terra para recomeçar a sua vida noutro local, numa outra sociedade, divergente, talvez, em todas as áreas, mas orgulhamo-nos de ter uma comunidade portuguesa que superou barreiras e é neste momento uma comunidade de prestígio, pelos demais da sociedade. E Califórnia não é excepção à regra.

Encontramos no Estado da Califórnia inúmeros dados que fazem prestigiar o nosso país, na área de recursos humanos. Por exemplo é de salientar no campo político, Richard Pombo, Dennis Cardoza e Devin Nunes que são actualmente deputados federais pelo Estado da Califórnia. Não menos importante, e para recordar, em 1996, o senador Henry Mello (Watsonville) reformou-se, sendo reconhecido pela comunidade portuguesa e autoridades pelo seu trabalho de defender sempre os interesses da sua comunidade.

Se o campo político tem um sabor a sucesso, na área onde os portugueses atingem bastante reconhecimento é na economia. E apenas um exemplo de sucesso se segue, ou seja, a Cooperativa de lacticínios Califórnia Daries, Inc., que é, simplesmente, a maior cooperativa da Califórnia, a segunda maior dos Estados Unidos da América, controla 47% do mercado de produtos de lacticínios da Califórnia (presentemente a Califórnia é o Estado com a maior produção de lacticínios nos EUA) e as suas vendas ultrapassaram os 2 biliões de dólares em 1999. Dos seus membros, 51% são emigrantes ou seus descendentes; dos onze da sua direcção, seis são emigrantes e três luso-americanos; dos quatro membros da direcção com maior responsabilidade, três são emigrantes portugueses.

As cidades e vilas do Estado da Califórnia com mais presença portuguesa são: Arcata; Artesia; Chico; Chino; Chowchilla; Concord; Eureka; Fremont; Fresno; Gilroy; Hanford; Huntington Beach; Los Banos; Manteca; Modesto; Monterey; Napa; Oakdale; Oakley; Orinda; Petaluma; Riverside; Sacramento; São Diego; São Francisco; São José; San Mateo; São Paulo; Santa Barbara; Santa Clara; Sausalito; Santa Mónica; Stockton; Tracy; Tulare; Turlock; Vallejo e Visalia.

 

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal