principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Encontro de Escritores Açorianos da Diáspora

 

A Direcção Regional das Comunidades realizou entre 25 a 29 de Junho, em Angra do Heroísmo, Terceira, um Encontro de Escritores Açorianos a residir no Estrangeiro.

Participam nesta iniciativa cerca de 15 escritores oriundos dos Estados Unidos da América, Canadá e Noruega, os quais se têm destacado nesses países, na divulgação da literatura e da poesia portuguesas.

Objectivos:
- Provocar um espaço de reflexão sobre o que a emigração e o quotidiano das Comunidades trouxeram de mais valia na criação literária de cada escritor;
- Perspectivar o que possam vir a ser as opções temáticas da escrita de ficção neste contexto.

Conclusões:
A realização do Encontro de Escritores Açorianos da Diáspora revelou, em si mesma, a satisfação duma necessidade que vinha a fazer-se sentir, já que a especificidade dos participantes daria um contributo indelével para o conhecimento, mais profundo, da realidade do espaço da diáspora açoriana, no que se refere à escrita criativa e à sua divulgação.

Revelou-se, ainda, ter sido um momento significativo de partilha de conhecimento e afectos, relevando-se a presença de várias faixas etárias.

Foram muitas as reacções e sugestões apresentadas, devendo salientar-se a necessidade de manter e estimular o discurso narrativo identitário, promovendo, simultaneamente, de forma mais eficaz, a sua divulgação junto das comunidades açorianas e também no espaço onde as mesmas se inserem (bibliotecas e livrarias), já que este esforço poderá conduzir a uma reflexão mais atenta sobre a emigração.

Foi referida a necessidade de se proceder a uma maior divulgação dos livros de autores açorianos no “mainstream” norte-americano. Esta divulgação deverá ser estendida também ao próprio espaço português.

Foi igualmente expressa a importância de aumentar o número de títulos a traduzir, de forma a providenciar uma maior escolha e a dar uma panorâmica mais realista da vitalidade da escrita de autores açorianos.
Foram destacadas as seguintes prioridades de edição, algumas em inglês e português:
- Breve História dos Açores;

- Antologia do Conto Açoriano;

- Antologia de Poesia Açoriana sobre emigração;

- Antologia de poemas de Pedro da Silveira.

Revelou-se a importância de promover a leitura junto de crianças e jovens, através das escolas e instituições que fomentam o ensino da Língua portuguesa.

Foi também sugerida a realização de exposições de livros açorianos e de mini-feiras do livro.

Reconheceu-se, como de importância fundamental, a utilização das novas tecnologias de comunicação nas acções de divulgação e promoção da escrita açoriana.

Foi realçada a realização deste tipo de eventos, relevando-se a exemplaridade agora cometida com a inclusão dos jovens escritores.

 

 

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal