principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Bermudas

 

Bermuda, ou Ilhas Bermudas, um grupo de ilhas, é uma região autónoma sob dependência da Grã-Bretanha, situada no norte do Oceano Atlântico, a este do Cabo Hatteras. Esta região possui cerca de 150 pequenas ilhas, ilhéus e rochedos, totalizando uma área total de aproximadamente 53 km2, mas apenas 20 são habitadas.

De entre as vinte ilhas habitadas, as mais importantes são a Bermuda ou a chamada Grande Bermuda, que é a maior (23 km2 de área); Somerset; Ireland; Saint George’s; Sanit Davis e Boaz.

Geologicamente, as ilhas das Bermudas são de origem vulcânica cobertas por formações de corais. A abundância de recifes e de lagoas originadas pelos corais nota-se bem na parte norte, este e sul das ilhas. A ligação entre as ilhas faz-se pelos inúmeros canais existentes.

A Bermuda está dividida em cinco condados, como refere o mapa anterior. As áreas destes condados são relativamente iguais, que rondam os 3.3 Km2. Os Condados (“parishes”) são: Devonshire; Hamilton; Paget; Pembroke; Sandys; Smith’s; Southampton; Warwick e St. George’s.

 

Breve Referência Histórica

A descoberta da Bermuda é atribuída ao navegador espanhol Juan de Bermúdez que lá naufragou, em 1503. Contudo, os primeiros habitantes não se fixaram lá devido a tal naufrágio, mas só em 1609, quando o barco da marinha, Sir Geoge Somers naufragou e, então, os colonos ingleses estabeleceram-se e passaram a ser designados por Somers Islands.

Em 1684, estas ilhas tornaram-se colónia da Coroa Inglesa. Pouco tempo depois, chegaram trabalhadores portugueses, oriundos das ilhas da Madeira e dos Açores, após importação de escravos negros.

Estas ilhas, devido à sua localização geográfica, sempre foram locais para os grandes países, como, por exemplo para os Estados Unidos da América durante a Guerra Civil, onde muitos americanos, em especial oriundos da Virgínia se refugiaram lá e também serviu de prisão por parte do governo britânico durante a Guerra de Boer (1899-1902).

Os esquadrões “British North Atlantic” e o “West Indian” serviam-se das ilhas das Bermudas como estação naval no Inverno. Entre 1945 e 1995, vários locais das ilhas serviram de bases navais e aéreas para os Estados Unidos da América.

Bermuda tornou-se autónoma em 1968, mas em 1995 rejeitou um referendo que colocaria a Bermuda como independente da Grã-Bretanha. A partir de 1990, os negócios internacionais cresceram de forma tal na Bermuda que tornou-se como a actividade económica mais importante.

O “United Bermuda Party (UBP)” governou na Bermuda desde 1968, quando esta se tornou autónoma, até às eleições legislativas de 1998, que desde então passou a ser governado pelo “Progressive Labour Party (PLP)” e chefiado pelo primeiro-ministro Jennifer Smith que resignou a este cargo nas eleições de 2003, sendo o escolhido, pelo Partido, Alex Scott a ser o primeiro-ministro da Bermuda.

 

Economia

O pitoresco cenário e um clima quente fazem das ilhas da Bermuda um óptimo “refúgio” para umas férias. O turismo é um importante contributo para a economia das ilhas, nomeadamente os 275.000 turistas que as visitaram, em 2001.

No entanto, a partir de 1990, os negócios internacionais como bancos, seguradoras começaram a dominar a economia da Bermuda. As fábricas transformadoras, incluindo a indústria farmacêutica, perfumes, extracção de minerais da água e óleos essenciais, são também contributos substanciais para a economia das ilhas.

Apenas uma pequena área é que serve de cultivo, nomeadamente para bananas, vegetais e flores. Importam certos alimentos, produtos manufacturados e combustíveis.

 

Governo

A administração da Bermuda é baseada na constituição adoptada em 1968, após esta ter-se tornado autónoma, mas sob dependência da Grã-Bretanha.

O governador, nomeado pela Coroa Inglesa, é responsável pelas relações externas, segurança interna, defesa e polícia, é, de, igual modo, aconselhado por um Conselho Executivo em outras matérias. Este Conselho Executivo é composto e chefiado pelo primeiro-ministro (que é o chefe do partido maioritário na Assembleia) e por outros seis membros da legislatura.

A Assembleia é composta por quarenta membros eleitos por mandatos de cinco anos. As principais e maiores organizações políticas são o conservador “United Bermuda Party (UBP)” e o centro-esquerda “Progressive Labour Party (PLP).

 

Características Gerais da Bermuda

 

 

Superfície territorial

A Bermuda ou as Ilhas das Bermudas ocupam uma área total de 53 Km2, constituída por nove Condados.

 

Capital

Hamilton, situada no Condado de Pembroke.

 

Geografia

Com uma origem vulcânica, Bermuda apresenta uma vegetação, em alguns locais densa. Detém algumas espécies como o famoso cedro da Bermuda, bambu, palmeiras, papaia e numerosas plantas florais.

 

Clima

O clima da Bermuda é ameno, com temperaturas que variam desde os 17ºC, no Inverno, e os 26ºC, no Verão.

 

Lagoas

As mais importantes lagoas são “Harrington Sound” e a “Castle Harbour”.

 

Sistema político

A Bermuda é uma região autónoma, sob dependência da Coroa Inglesa. Os seus poderes dividem-se em executivo com o primeiro-ministro, legislativo com a Assembleia e o judicial com os tribunais.

 

A Constituição

É um texto com 96 páginas, que entrou em vigor em 8 de Junho de 1968. Esta Constituição diverge das outras Constituições por apenas alcançar os cidadãos da Bermuda e não os estrangeiros.

 

Símbolos nacionais

São quatro os símbolos nacionais: a ave “cahow”, a flor bermudiana da família da “íris”, a árvore cedro da Bermuda e o vegetal “cebola”.

 

A bandeira da Bermuda

A bandeira da Bermuda é vermelha com a bandeira do Reino Unido no canto superior, no lado do içamento da bandeira e o “Coat of Arms” na outra metade da bandeira.

 

Hino da Bermuda

O hino da bermuda é o mesmo do que o do Reino Unido, ou seja, “God Save The Queen”.

 

Moeda

O dólar da Bermuda corresponde, exactamente, ao dólar dos Estados Unidos da América, que é dividido em 100 cêntimos.

 

População

Segundo dados de 2003, existiam nas ilhas da Bermuda 64.482 habitantes.

 

Religião

A principal religião é o anglicanismo (30% da população), sendo o catolicismo a segunda religião mais predominante nas ilhas da Bermuda.

 

Línguas

A língua oficial é o inglês, mas devido ao grande número de imigrantes se fala outras línguas.

 

Educação

A educação nas ilhas da Bermuda é gratuita desde os 5 anos aos 16 anos. 98% do sexo masculino e 99% do sexo feminino sabe ler e escrever.

 

Vias de comunicação

Na Bermuda existem 240 km de estradas, um serviço internacional de companhias aéreas (Existe o “Bermuda International Airport” no Condado de St. George’s) e navais.

 

Custo de Vida

É considerado como um dos locais mais caros do mundo para se viver. Por exemplo o custo de vida na Bermuda é 280% superior ao do Canadá e Reino Unido e 380% a mais do que ao existente nos Estados Unidos da América.

 

Actividades Económicas

Nas ilhas da Bermuda produz-se pouca coisa, devido à escassez de solos bons para cultivo. A economia bermudiana baseia-se, essencialmente, no turismo, nos serviços com relevo para as companhias internacionais bancárias e seguradoras. Existe ainda algumas indústrias, como farmacêuticas, extracção mineral, etc.

 

 Emigração açoriana para a Bermuda

 

 

A emigração de açorianos para as Bermudas data da segunda metade no século XIX. Constituídas por 150 pequenas ilhas, das quais apenas 20 são habitadas, desde há muito que são local de acolhimento para os emigrantes açorianos.

 

A emigração para esta colónia de governo autónomo do Reino Unido reveste-se de características específicas, nomeadamente no que concerne à permanência definitiva dos seus emigrantes, assim como à sua residência, apenas autorizada mediante contrato de trabalho previamente assinado.

 

Apesar destas especificidades a emigração para a Bermudas registou desde sempre a preferência de muitos açorianos, maioritariamente micaelenses. Estes fixaram-se essencialmente, em Hamilton, capital da Bermudas, trabalhando em áreas ligadas ao turismo, restauração e jardinagem.

 

A emigração para este destino nunca registou números acima dos mil indivíduos ao ano, como no caso de outros países, mas se tivermos em conta as especificidades atrás mencionadas, verificamos que registou número elevados, sendo ainda, actualmente um destino de referência.

 

À semelhança do sucedido com outros destinos de emigração, foi na década de 60 e 70 que se registaram os maiores fluxos de emigração, verificando-se um declínio após estas décadas, com algumas oscilações. Em média emigraram nos últimos cinco anos para a Bermuda, cerca de 128 indíviduos.

 

Devido às especificidades desta emigração em que o regresso ao país de origem é obrigatório, a comunidade dispõe de uma escola oficial portuguesa, para que aos filhos de residentes e aos que ali nascem seja facultada a instrução da língua e cultura do seu pais de origem. Tal como outras comunidades promove o movimento associativo, a comunicação social, bem como a preservação da sua identidade cultural. O carácter provisório desta emigração não impede a comunidade açoriana na Bermuda viva a sua cultura.

 

 
 
 
Bermudas
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal