principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

“A Dançar é que a Gente se Entende” -  I Encontro Comunitário de Ensaiadores de Grupos Folclóricos

 

“A Dançar é que a Gente se Entende” foi a designação do I Encontro Comunitário de Ensaiadores de Grupos Folclóricos, que se realizou entre os dias 4 a 10 de Junho de 2005 nas ilhas do Pico e Faial.

 

Esta iniciativa, promovida pela Presidência do Governo Regional, através da Direcção Regional das Comunidades, reuniu, nas ilhas do Pico e do Faial, 23 ensaiadores de grupos folclóricos e respectivo par das comunidades açorianas na diáspora, doze dos quais oriundos do Brasil (Paraná, Florianópolis, Ijuí, Bombinhas, Biguaçu, Montenegro, Gravataí, Viamão, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro), três do Uruguai (San Carlos), quatro do Canadá (Toronto, Vancouver, Winnipeg), quatro dos Estados Unidos da América (Cranston, Pawtucket, San José).

 

Este Encontro visou fundamentalmente divulgar junto dos ensaiadores dos grupos folclóricos radicados na Diáspora, as danças e modas do folclore açoriano. Pretendeu-se proporcionar um “momento” de convívio e aprendizagem a todos os participantes, para que cada um possa levar e divulgar no seu regresso um pouco mais da nossa cultura açoriana, nomeadamente através do folclore.

 

O Encontro teve também um cariz formativo e informativo, pelo que os ensaiadores e respectivos acompanhantes tiveram oportunidade de assistir a diversas iniciativas:

 

            - Palestra sobre as danças e os trajes do Folclore Açoriano proferida por Dr. Manuel Serpa. A referida palestra teve como objectivos: explicar aos participantes a em que contexto aparece o folclore e como é enquadrado na vida das pessoas daquela época, nomeadamente através das suas vestes e utensílios diferenciando assim as danças típicas de ilha para ilha;

 

- Conferência “Chamarrita e Carangueijo, Heranças da Emigração Azoriana no Uruguai” proferida pelo Prof. Fernando Assunção. A conferência baseou-se num estudo sobre a influência do Folclore Açoriano, em particular a Chamarrita,  nas danças populares do Uruguai;

 

- Lançamento do livro “Herança Açoriana nas Danças Tradicionais do Rio Grande do Sul” do autor Flávio Azeredo. A obra faz um trabalho de pesquisa em algumas ilhas dos Açores com a colaboração de alguns grupos folclóricos açorianos, no sentido de estabelecer uma comparação do que têm em comum as danças populares dos Açores e do Rio Grande do Sul, e deste modo comprovar a influência açoriana nas danças gaúchas;

 

- Apresentação do Grupo Folclórico de São Mateus do Pico e do Grupo Folclórico dos Flamengos. A apresentação destes grupos teve como objectivo, fazer uma demonstração das principais danças e modas praticadas nas duas ilhas onde foi realizado o Encontro;

 

- Actuações dos grupos:

Ronda das Nove

Arminda Alvernaz

Joseph Nazaré

José Gaspar e Manuel do Rosário

 

Com estas actuações pretendeu-se mostrar outras vertentes da música popular açoriana;

 

- Apresentação do CD “Horta Mar e Fado”. Esta foi a primeira actuação ao vivo do grupo faialense “Horta Mar e Fado” e foi também a estreia do seu primeiro trabalho discográfico editado no corrente mês.

 

No jantar de Encerramento oferecido pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a Direcção Regional das Comunidades entregou a todos os participantes um certificado e uma declaração de participação no Encontro, bem como, lembranças (um livro, um CD e umas albarcas em miniatura) e diverso material de cariz informativo (letras músicas e coreografias), das modas do folclore açoriano que aprenderam durante os dias de ensaio.

 
Ensaio do Grupo do I Encontro Comunitário de Ensaiadores de Grupos de Floclore
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal