principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 9 de Novembro de 2019

Interculturalidade contribui para sucesso da integração dos imigrantes nos Açores, afirma Diretor Regional das Comunidades

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em Ponta Delgada, que a interculturalidade “contribui para o sucesso da integração dos imigrantes nos Açores”.

 

Paulo Teves, que falava sexta-feira na sessão de abertura do 11.º Festival ‘O Mundo Aqui’, salientou a importância de serem realizadas “atividades que destaquem a diversidade cultural existente nas nove ilhas, permitindo que os estrangeiros que escolheram os Açores para viver possam dar a conhecer as manifestações identitárias do seu país junto da sociedade açoriana”.

 

“O Governo dos Açores associa-se a esta iniciativa, na medida em que constitui uma importante forma de valorização do percurso de milhares de imigrantes que, na nossa Região, contribuem diariamente para o seu desenvolvimento”, frisou o Diretor Regional, sublinhando que, “quanto maior for o reconhecimento e a divulgação desta realidade, maior será o enriquecimento do nosso património cultural”.

 

Para Paulo Teves, este tipo de atividade contribui para “uma maior interação entre os imigrantes e a sociedade de acolhimento, sempre na perspetiva de uma plena integração, que é uma das nossas prioridades”.

 

Neste sentido, o Diretor Regional das Comunidades destacou a aposta do Governo dos Açores na realização de cursos de língua portuguesa para imigrantes, que, este ano, decorrem nas ilhas de São Miguel e Terceira, com um total de 32 formandos de 14 nacionalidades.

 

Na ocasião, Paulo Teves destacou ainda o apoio personalizado que a Direção Regional das Comunidades presta aos imigrantes nos Açores, através do gabinete de atendimento ao público, que cobre as nove ilhas do arquipélago, onde a renovação de passaportes e os pedidos de autorização de residência e de nacionalidade se encontram entre os serviços mais solicitados.

 

O Festival ‘O Mundo Aqui’, realizado pela AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, com o apoio do Governo dos Açores, decorre até hoje nas Portas do Mar, com um programa que inclui atuações musicais e de dança, um espaço de gastronomia designado 'Paladares do Mundo', bem como uma mostra de artesanato e um teatro dedicado às migrações.

 

Atualmente, segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, residem nos Açores mais de 3.600 imigrantes, oriundos de 96 países, sendo Brasil, Alemanha, China, EUA, Espanha, Reino Unido, Cabo Verde, Itália, França e Canadá os países com maior número.


GaCS/DRCom
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.6762.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 e 14 de novembro

Governo dos Açores satisfeito com garantia de período de transição entre quadros comunitários, mas contra corte na dotação do POSEI para 2021

Serviço Regional de Saúde aumenta atividade cirúrgica

Museu de Angra do Heroísmo promove ateliê familiar "Quando a Tinta não Vinha em Tubos"

Direção Regional dos Assuntos do Mar divulga vencedores do Prémio Artes Entre Mares 2019

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal