principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Porto Alegre , 29 de Outubro de 2016

Diretor Regional das Comunidades destaca laços culturais que unem os Açores ao sul do Brasil

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em Porto Alegre, no Brasil, que a homenagem prestada pelos porto-alegrenses aos Açores e, em especial, ao seu Povo, durante a 62.ª Feira do Livro desta cidade “representa a consolidação e projeção do legado cultural açoriano no sul do Brasil”.

 

“O convite aos Açores, como região homenageada nesta edição da Feira do Livro de Porto Alegre, constitui a afirmação da nossa história comum, que jamais o tempo e a geografia separará ”, frisou Paulo Teves, que falava sexta-feira na abertura do certame.

 

Na sua intervenção, o Diretor Regional salientou “a importância deste evento como um meio privilegiado de aproximação de povos com raízes culturais comuns, os Gaúchos e os Açorianos”.

 

“Fruto da presença açoriana neste Estado brasileiro, que ultrapassa já os dois séculos e meio, a cultura sul rio-grandense está eivada de influências açorianas, uma vez que existem entre os dois povos inegáveis laços identitários de Açorianidade”, afirmou Paulo Teves nesta cerimónia de abertura, que contou também com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Víctor Hugo da Silva, do Prefeito do Município de Porto Alegre, José Fortunati, da patrona da feira, Cíntia Moscovich, e do presidente da Câmara Rio Grandense do Livro, Marco Cena Lopes.

 

Para Paulo Teves, a presença dos Açores no certame e a homenagem que é prestada à Região permitem “reforçar ainda mais o relacionamento e os laços existentes” entre o arquipélago e o Estado do Rio Grande do Sul, em especial com a cidade de Porto Alegre.

 

“A influência cultural açoriana é, ainda hoje, bem visível em diferentes áreas, desde o artesanato à gastronomia, da música ao folclore e à religiosidade", afirmou, acrescentando que "todo este património, por ser singular e identitário, é fator de enriquecimento e de orgulho para os municípios locais e para os Açores”. 

 

Paulo Teves referiu ainda que a programação que o Governo dos Açores preparou para esta importante presença visa “mostrar a riqueza diversificada da nossa cultura, através dos nossos escritores, de áreas literárias distintas, que procurarão, através das suas obras, divulgar a Região Autónoma dos Açores”.

 

Ainda na sexta-feira, o Diretor Regional das Comunidades assistiu à 'Homenagem aos Açorianos', organizada pela Feira do Livro, que consistiu num espetáculo, na praça principal do recinto, intitulado “Dançando os Açores”, com a participação do Rancho Folclórico da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, sob a coordenação de Régis Gomes, e do Coral Carlos Bina SOGIL da Escola Estadual Carlos Bina, de Gravataí, sob a regência da maestrina Lígia Ramos, durante o qual cerca de 60 crianças cantaram diversos temas açorianos, bem como o Hino dos Açores.

 

O Governo dos Açores preparou para este evento um vasto programa de atividades, tendo em vista promover o livro, a literatura, a leitura e os escritores açorianos.

 

Para além desta vertente mais literária, a Região apresenta ainda mostras de cinema, exposições e atuações de grupos de folclore locais com ligações ao arquipélago, dispondo ainda de um stand, na área internacional, com publicações emblemáticas da cultura e literatura dos Açores.

 

A Feira do Livro de Porto Alegre, que decorre até 15 de novembro, é considerada uma das maiores do género realizada ao ar livre no continente americano, contando este ano com um programa que inclui mais de 700 sessões de oficinas, palestras, seminários e debates, com a presença de cerca de dois mil autores do Brasil e do estrangeiro.

 

Ainda no âmbito do programa organizado pelo Governo dos Açores, através das direções regionais das Comunidades e da Cultura, Paulo Teves participou também na inauguração da exposição de pintura “A Décima Ilha”, de Pedro Gaspar, no Centro Histórico Cultural da Santa Casa de Porto Alegre, que contou também com a presença de Alfredo Guilherme Englert, Provedor da instituição, para além de Adriana Ribeiro, Vice-Cônsul de Portugal em Porto Alegre, e Célia Jachemet, presidente da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Na ocasião, Paulo Teves salientou a importância do apoio a projetos que divulguem a Região Autónoma dos Açores no mundo, com incidência em espaços onde residem comunidades açorianas, acrescentando que este ano foi possível, através de candidaturas, apoiar cerca de sete dezenas de projetos, como a exposição agora inaugurada.

 

Durante o fim de semana, Paulo Teves participará em diversas sessões com os escritores açorianos, nomeadamente Eduíno de Jesus, Madalena San-Bento e Vasco Pereira da Costa.


GaCS/DRCom
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  6632.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal