principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 10 de Julho de 2017

Diretor Regional das Comunidades desafia jovens açordescendentes a mostrarem os Açores ao mundo

O Diretor Regional das Comunidades desafiou hoje, em Ponta Delgada, os jovens da diáspora a mostrarem ao mundo o que são atualmente os Açores.

 

Paulo Teves, que falava na abertura de uma formação dirigida a jovens da diáspora açoriana, que decorre esta semana na ilha de São Miguel, sublinhou que há novas áreas para descobrir e explorar além da vertente cultural, como é o caso da parte económica, educacional e do turismo, para que haja “mais Açores nas comunidades”.

 

“Estamos numa fase em que temos um associativismo integrado, que tem trabalhado muito em prol dos Açorianos emigrados, mas é necessário darmos um passo à frente”, afirmou o Diretor Regional, considerando que “o passo será feito, sem dúvida, pelos jovens”, que devem assumir o papel de “verdadeiros disseminadores dos Açores de hoje e das suas diversas oportunidades”.

 

“É importante mantermos a nossa presença nas associações, porque elas dão uma continuidade à nossa identidade”, afirmou Paulo Teves, defendendo, no entanto, que é necessário “fazer mais”, nomeadamente divulgar os Açores junto daqueles que, não tendo nascido na Região, partilham o mesmo espaço geográfico das comunidades na diáspora.

 

Na sua intervenção, o Diretor Regional salientou que os Açores são “uma região moderna, com ótimas infraestruturas sociais e culturais, que aposta nas novas tecnologias e que tem um clima muito favorável a oportunidades de investimento em variadíssimas áreas”, frisando que esses conhecimentos vão ser transmitidos durante o curso.

 

Desta forma, quando o curso terminar, frisou Paulo Teves, os jovens participantes estarão melhor preparados para assumir o compromisso de divulgar os Açores, porque a Região “conta com os jovens para fazerem parte deste processo de desenvolvimento" do arquipélago.

 

“Quanto maior for o vosso envolvimento, quanto maior for o vosso empenho e a vossa dedicação,  maior será a nossa presença no mundo e o reconhecimento da nossa comunidade nessas sociedades”, afirmou.

 

Nesta formação, além das sessões teóricas, os participantes terão oportunidade de visitar várias instituições e empresas da ilha de São Miguel, entre as quais o Museu da Emigração Açoriana, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, o NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia, onde será realizada uma videoconferência com o Immigrant Assistence Center, a COFACO, o Centro de Monotorização e Investigação das Furnas e a Fábrica de Chá Gorreana.

 

O curso, que se destina a jovens açordescendentes oriundos dos EUA, com idades entre 25 e 35 anos, pretende dar a conhecer a realidade atual da Região, incentivando-os a promover e divulgar as potencialidades dos Açores, e proporcionando-lhes um espaço de partilha de experiências e de diálogo sobre a importante influência e papel que desempenham nas suas comunidades.


GaCS/SN
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2017.07.10-DRCom-CursoJovensDiáspora(1).mp3 2017.07.10-DRCom-CursoJovensDiáspora(2).mp3   17.1170.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 25 e 26 de setembro

Governo dos Açores dinamiza projetos europeus que envolvem mais de 4.100 jovens

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 de setembro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de setembro

Rui Luís destaca qualidade da medicina reprodutiva realizada nos Açores

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal