principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 22 de Novembro de 2019

Rede de Intervenção de Jovens NEEF visa dar resposta adequada a jovens que não estudam, não trabalham e não estão em formação

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje, em Ponta Delgada, que a Rede de Intervenção de Jovens NEEF visa “garantir, de forma cooperada e sustentada, entre todos os departamentos do Governo, uma resposta adequada aos jovens que não estudam, não trabalham e não estão em formação, através de metodologias inovadoras de abordagem e intervenção”.

 

Andreia Cardoso falava na cerimónia de assinatura do regulamento de funcionamento desta Rede, que contou também com a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias.

 

A responsável pela pasta da Solidariedade Social disse que esta é mais uma medida no âmbito do Plano de Ação bianual da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, destacando “a aproximação, não só entre os departamentos do Governo, mas também com as instituições parceiras, na missão e nos objetivos, mas também ao nível da rentabilização dos recursos de cada uma das entidades”.

 

“Esta medida pretende aumentar a empregabilidade dos jovens e a sua inserção no mercado de trabalho através da melhoria da qualificação, em especial dos jovens que não estão a estudar, a trabalhar ou em formação”, afirmou Andreia Cardoso.

 

A Rede de Intervenção de Jovens NEEF é composta pelo Instituto da Segurança Social dos Açores, direções regionais do Emprego e Qualificação Profissional, da Educação e de Prevenção e Combate às Dependências, e Associação de Promoção de Públicos Jovens em Risco.

 

“Esta é uma medida particularmente dirigida aos jovens que, por uma diversidade de fatores de risco, vêm aumentada a complexidade da abordagem às situações de pobreza e exclusão social”, frisou a Secretária Regional.

 

O regulamento hoje assinado estabelece um conjunto de objetivos específicos, que determinam a intervenção concertada, a rentabilização e a capacitação de recursos nas áreas da Ação Social, Educação, Emprego, Formação Profissional e Saúde.

 

O documento prevê também a promoção de estratégias inovadoras de intervenção especializadas com vista à inclusão social e o exercício da cidadania plena com vista ao aumento de competências de empregabilidade que promovam um maior acesso a oportunidades de emprego e/ou formação.

 

A Rede irá desenvolver a sua ação junto dos jovens com idades entre os 17 e os 29 anos, em situação de risco social, sendo aplicada apenas sobre os jovens residentes em S. Miguel até ao final de 2020.

 

“Tendencialmente e de forma crescente, após aquela data, a intervenção deverá disseminar-se por todas as ilhas dos Açores”, sublinhou Andreia Cardoso.


GaCS/SRSS
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.11.22-SRSS-JovensNEEF(1).mp3 2019.11.22-SRSS-JovensNEEF(2).mp3   19.6908.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Ana Cunha afirma que “não se preveem constrangimentos de maior” por causa da greve dos estivadores no Porto de Lisboa

Pequenas queijarias ajudam ao desenvolvimento dos territórios e contribuem para a notoriedade dos queijos dos Açores, afirma João Ponte

Vasco Cordeiro enaltece esforço de 12.500 Açorianos que apostaram no reforço das suas qualificações

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de fevereiro

Projeto do Orçamento Participativo 'Quinta Mágica' avança para segunda fase

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 

 

 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal