principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
 
 

Direcção Regional do Ambiente

 

Espécies Endémicas - bloco de notas

 

A vegetação natural dos Açores é constituída por um elevado número de espécies endémicas. Espécies endémicas são espécies cuja distribuição geográfica se limita a uma determinada zona do globo. Uma espécie endémica dos Açores significa que apenas existe, de forma espontânea, na Região Autónoma dos Açores. O facto dos Açores serem constituídos por ilhas, ou seja, regiões isoladas, contribuiu para o aparecimento destas espécies, que constituem um património natural único no mundo. Algumas destas espécies nem sequer existem em todas as ilhas, estando confinadas a apenas algumas ou até a um único espaço.

Desde a colonização das ilhas que a acção do Homem tem vindo a provocar alterações nos ecossistemas e nas espécies que os constituem, levando por vezes à sua extinção. O Património natural está cada vez mais ameaçado de destruição, não apenas pelas causas naturais, mas principalmente pela evolução da vida social e económica. Nos últimos anos, o recurso a uma agricultura pouco correcta de monocultura da vaca associado ao uso de maquinaria pesada, levou a um aumento da área de pastagem em detrimento da vegetação natural. A plantação de matas de produção com espécies exóticas como a Criptoméria e o Eucalipto tem conduzido a uma destruição do coberto vegetal e à degradação dos habitates naturais. A introdução de espécies exóticas é actualmente uma das principais causas de degradação da vegetação, representando uma ameaça constante à sobrevivência do património natural. Espécies como o Incenso (Pittosporum undulatum), a Roca-da-velha ou conteira (Hedychium gardneranum), a Fona-de-porca (Solanum mauritiaum), o Ricínio (Ricinus commnis) e o Senécio (Senecis petasitis) são hoje infestantes que invadem as zonas de vegetação natural, alterando profundamente o aspecto da paisagem açoriana. A construção de infra-estruturas como estradas, caminhos florestais e zonas de recreio, a construção, muitas vezes desregrada de habitações, os depósitos de lixo e entulho, têm também contribuído grandemente para a destruição da vegetação natural com a consequente ameaça de extinção das espécies endémicas. Espécies antes abundantes, estão hoje em risco de desaparecerem. Algumas delas já dificilmente se encontram na natureza, outras, requerem medidas que visem a sua protecção.

É fundamental salvaguardar um património que é nosso e é essencial à sobrevivência da nossa geração e das gerações futuras. Não abandonar lixo na Natureza, não desperdiçar recursos naturais como a água, não arrancar ou destruir exemplares de vegetação natural e respeitar a vida selvagem, são formas de contribuir para a preservação das espécies endémicas.

As figuras distribuídas ao longo deste bloco para notas, representam alguns exemplares, de entre os cerca de 60 existentes, da flora endémica dos Açores.

 
 
 
1.ª Edição

Direcção Regional do Ambiente

,  

Açores

,   2002
 
       
 
     

 

 
Suporte: 

Papel

 
 
 

 

 
 
Observações: 

Esgotado




<< voltar
 
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal