principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Madalena , 5 de Março de 2020

Vitivinicultura é um “setor pujante e dinâmico”, com impacto económico, social e ambiental muito positivo nos Açores, afirma Diretor Regional

O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural afirmou hoje, no Pico, que a vitivinicultura é um “setor pujante e dinâmico”, cujo crescimento tem tido um impacto muito positivo do ponto de vista económico, social e ambiental nos Açores.

 

“Está em causa um setor cujo impacto económico local e regional é inegável, ao nível da criação de riqueza, de emprego e de novas oportunidades de negócio. Por outro lado, é um setor que tem contribuído para a preservação ambiental, a recuperação da paisagem, a ocupação do solo e para ampliar a diversificação agrícola na Região”, referiu Valter Braga, acrescentando que a vinha e o vinho também marcam a literatura e a gastronomia açoriana.

 

O Diretor Regional falava na sessão de abertura do Congresso Internacional 'Vinum vitae est – Culturas da Vinha e do Vinho: Entre o Mediterrâneo e o Atlântico', no Auditório da Madalena, um evento que conta com a presença de oradores convidados de Portugal, Espanha, França e Itália para refletir sobre o presente e os desafios do futuro deste setor.

 

Valter Braga destacou que tanto o crescimento do número de produtores de vinho nos Açores, que passou de 246 em 2012, para os atuais 517, bem como dos hectares de produção, que passaram dos 197 hectares em 2012, para os atuais mais de 1.000 hectares em produção de vinha certificada, são exemplos concretos do desenvolvimento que este setor tem registado.

 

Para o Diretor Regional, este crescimento deve-se, em larga medida, aos apoios concedidos ao abrigo do programa VITIS, que já permitiu realizar investimentos de cerca de 21 milhões de euros, sendo que grande parte deste investimento foi concretizado na ilha do Pico, onde já foram reconvertidos e recuperados mais de 700 hectares de vinha.

 

“Apesar deste trajeto positivo, o Governo dos Açores ambiciona mais, porque reconhece valor e potencial à vitivinicultura, daí que, no final do ano passado, voltamos a abrir um aviso do VITIS, no valor de quatro milhões de euros, para permitir aos produtores regionais continuarem a investir na recuperação das vinhas”, salientou.

 

Valter Braga considerou ainda que a aposta na notoriedade dos vinhos é outro grande desafio que é necessário vencer e no qual o Executivo tem trabalhado, apontando como exemplos a realização da sessão plenária da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas (AREV), no ano passado, no Pico e no Faial, e a concretização de uma APP e Guia, em versão bilingue, para dar a conhecer os vinhos certificados, bem como a decisão do Governo Regional, tomada em 2019, de realizar este ano, no Pico, o Fórum da Vinha e do Vinho.

 

Outro desafio que importa vencer, segundo Valter Braga, é a necessidade de encontrar novos investidores e novos mercados capazes de valorizar ainda mais os vinhos únicos e genuínos dos Açores, garantindo, simultaneamente, a sustentabilidade ambiental, um dos maiores ativos da Região.


GaCS/RM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  20.7781.jpg 20.7782.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

União dos Açorianos no mundo é exemplar, afirma Rui Bettencourt

Agenda do Governo Regional dos Açores para 7 e 8 de junho

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Biblioteca Pública João José da Graça, na Horta, assinala Dia Internacional dos Arquivos com visita virtual

Serra da Tronqueira e Planalto dos Graminhais classificados como Zona Especial de Conservação

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 



Medidas de Flexibilização de restrições na Região Autónoma dos Açores
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização

 





 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal