principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 26 de Junho de 2019

João Ponte destaca capacidade empreendedora da fileira do leite nos Açores

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou hoje, no Faial, a capacidade empreendedora que, tanto os produtores de leite como os empresários agroindustriais, têm manifestado ao longo dos anos, respondendo sempre com muita coragem e ousadia, de forma resiliente e determinada aos desafios.

 

“Apesar das adversidades, a verdade é que os desafios sempre foram ultrapassados com muito trabalho, determinação e resiliência, fruto da união e parceria entre a produção, a transformação e o Governo Regional”, afirmou João Ponte, acrescentando que a produção leiteira açoriana representa atualmente 35% do leite nacional e mais de 50% do queijo que se produz no país.

 

João Ponte reconheceu o esforço que as indústrias têm dado para reforçar a transformação do leite recolhido em produtos de valor acrescentado, bem como para aumentar a notoriedade do queijo e da manteiga, mas considerou que importa ir mais além.

 

"Apesar de, na Região, a produção de leite UHT representar 23% do leite recolhido, e de no território continental representar 47%, temos que prosseguir o esforço para valorizar melhor as nossas produções", frisou.

 

O governante, que falava à margem da visita à CALF - Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial, no âmbito da visita do Governo a esta ilha, salientou que o setor do leite continua a ter uma grande importância económica, sendo que, só na ilha do Faial, somando a receita total da produção às ajudas do POSEI e do PRORURAL+, estão em causa mais de seis milhões de euros.

 

“O Governo dos Açores vai continuar a apoiar a CALF pela importância que esta tem para o desenvolvimento da economia local do Faial, na manutenção de empregos diretos e indiretos, em potenciar a capacidade de exportação, na criação de valor e de riqueza”, disse João Ponte.

 

O governante referiu ainda que será concluído este ano o Plano Estratégico do Setor dos Laticínios dos Açores, um documento estruturante que está orientado para a identificação de novos mercados, para a inovação e para a internacionalização dos lacticínios produzidos no arquipélago e que visa dar ferramentas à indústria para antecipar as novas tendências de consumo e identificar novos mercados, por forma a poder valorizar melhor as suas produções e melhorar a competitividade desta fileira, assegurando melhores rendimentos aos produtores.

 

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas lamentou ainda as afirmações do responsável pelo setor agrícola do PSD/Açores, segundo as quais as políticas agrícolas quase que “obrigaram” a produzir o que os agricultores não queriam e que os problemas do setor nunca foram tratados de forma transparente com os produtores, ou com os dirigentes, e na presença de agricultores.

 

“Importa que fique claro que o Governo Regional nunca obrigou nenhum agricultor a produzir o que quer que fosse, o que tem feito é disponibilizar instrumentos técnicos e financeiros que potenciam o desenvolvimento da agricultura, seja no setor do leite, da carne ou da diversificação agrícola, possibilitando que depois cada agricultor escolha livremente a área onde quer investir e trabalhar”, afirmou o titular da pasta da Agricultura.

 

João Ponte frisou que, na atual legislatura, todos os parceiros do setor agrícola e os próprios agricultores têm sido ouvidos em diferentes momentos, contribuindo para ajustar as políticas governativas, como foi o caso das sessões e debates sobre o futuro da Política Agrícola Comum pós 2020 ou da apresentação das alterações ao POSEI.


GaCS/RM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.06.26-SRAF-CALF(1).mp3 2019.06.26-SRAF-CALF(2).mp3 2019.06.26-SRAF-CALF(3).mp3   19.5688.JPG 19.5689.jpg 19.5690.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Teresa Machado Luciano salienta intervenção da Saúde Escolar na prevenção do tabagismo

Governo dos Açores assinala 50.º aniversário da passagem de Joanne Purcell pelo arquipélago

Museu Carlos Machado inaugura exposição “A Árvore da Vida”

Boa Nova acolhe conferência "De Portugal ao Atlântico, 1580-83: Iconografia da Anexação"

Governo dos Açores lança projeto piloto 'Açores para Todos'

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal