principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Povoação , 25 de Setembro de 2019

Investimento nas infraestruturas agrícolas tem permitido impulsionar o desenvolvimento do setor em São Miguel, afirma João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje que o investimento que tem vindo a ser feito na ilha de São Miguel ao nível das infraestruturas agrícolas tem permitido impulsionar o desenvolvimento e a modernização da agricultura e da pecuária.

 

“Todo o investimento público e privado que tem vindo a ser feito na ilha de São Miguel ao nível de caminhos, abastecimentos de água e eletrificação das explorações tem sido fundamental para melhorar as condições de trabalho dos agricultores e para contribuir para termos nos Açores um setor agrícola mais competitivo e mais eficiente”, salientou João Ponte.

 

O Secretário Regional falava à margem de uma visita às obras de beneficiação do caminho agrícola dos Peixotos, no concelho da Povoação, que representa um investimento de 300 mil euros e que contou com a presença dos presidentes da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, e do Conselho de Administração da IROA, S.A., Ricardo Silva.

 

Para João Ponte, está em causa um conjunto de obras relevantes do ponto de vista prático para o setor agrícola, que se inserem na estratégia regional de modernizar e capacitar o setor e garantir a sua sustentabilidade.

 

Ao nível das acessibilidades, destacou como exemplo o investimento em curso no caminho rural dos Arrebentões, no valor de 560 mil euros, que, além de beneficiar os agricultores, revela-se fundamental para a área ambiental, já que permitirá evitar a deposição de material sólido na Lagoa das Sete Cidades, que é arrastado para a massa de água em situações de forte pluviosidade.

 

No abastecimento de água, João Ponte destacou, entre os diversos investimentos em curso na ilha de São Miguel, a construção do sistema de abastecimento de água a partir da Ribeira de Água d’ Alto, no montante de 1,3 milhões de euros, que vai permitir disponibilizar 375 mil litros de água por dia a mais de 250 agricultores.

 

“Este investimento é um bom exemplo das medidas práticas que o Governo dos Açores está a desenvolver para mitigar os efeitos das alterações climáticas, visto que a água que irá ser captada está a ser encaminhada atualmente para o mar sem qualquer aproveitamento”, referiu o governante.

 

O Secretário Regional frisou ainda que, até ao final do ano, ficará concluído o estudo de diagnóstico às necessidades de água para assegurar, em quantidade e com qualidade, o abastecimento à agricultura na ilha de São Miguel, que permitirá planear os investimentos a executar na próxima década para dar resposta às necessidades que ainda existem ao nível do armazenamento de água, mas também para precaver os eventuais efeitos das alterações climáticas na agricultura.

 

João Ponte anunciou ainda que, brevemente, a IROA vai lançar um concurso público para a eletrificação de 12 explorações agrícolas em São Miguel, representando um investimento de cerca de 200 mil euros.

 

Relativamente ao caminho agrícola dos Peixotos, numa extensão superior a três quilómetros, da responsabilidade da IROA, revelou que irá beneficiar o acesso a 30 explorações agrícolas, numa área de 300 hectares, localizados no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) da Zona Central de São Miguel.

 

“Tudo isto demonstra que o Governo Regional está empenhado e a trabalhar para reforçar as infraestruturas agrícolas na ilha de São Miguel, um esforço que será mantido em 2020”, assegurou João Ponte, frisando que “investir em caminhos, no abastecimento de água e na eletrificação permite reduzir custos de produção e melhorar a rentabilidade das explorações agrícolas”.


GaCS/RM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.09.25-SRAF-InvestimentoInfraestruturasAgrícolas(1).mp3 2019.09.25-SRAF-InvestimentoInfraestruturasAgrícolas(2).mp3   19.6264.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Teresa Machado Luciano destaca empreendedorismo como instrumento de inclusão social

Agenda do Governo Regional dos Açores para 16 e 17 de dezembro

Diretor Regional do Ambiente destaca importância da gestão ativa do património natural

Proteção Civil alerta para agitação marítima em todo o arquipélago

Agenda do Governo Regional dos Açores para 15 de dezembro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal