principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Vila do Porto , 4 de Março de 2020

Governo dos Açores homenageia António Emiliano Costa, primeiro administrador florestal em Santa Maria

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje que a renomeação da Reserva Florestal de Recreio de Valverde com o nome do engenheiro António Emiliano Costa é uma "justa e merecida homenagem" ao primeiro administrador florestal da ilha de Santa Maria.

 

“Fruto da sua ação e do seu dinamismo foram criados vários viveiros florestais, rearborizados vários terrenos baldios, construídos vários edifícios de apoio, como é o caso da primeira sede dos Serviços Florestais em Santa Maria”, referiu João Ponte.

 

O Secretário Regional salientou ainda que foi também sob a gestão de António Emiliano Costa que se construíram caminhos florestais na ilha, como é o caso do Ramal da Malbusca, “que teve a particularidade dos seus habitantes terem oferecido um dia de trabalho por semana para acelerar a execução da obra”.

 

O governante, que falava na cerimónia de renomeação da 'Reserva Florestal de Recreio de Valverde engenheiro António Emiliano Costa', que contou com a presença da filha do homenageado, destacou que, durante o período em que esteve este na ilha, foram executadas obras de captação de nascentes de água, proporcionando melhorias na qualidade de vida das pessoas e no acesso à água por parte dos agricultores.

 

João Ponte considerou que em boa hora a Câmara Municipal de Vila do Porto propôs ao Governo dos Açores esta homenagem, precisamente no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento, permitindo perpetuar no tempo o nome, a memória e o legado que deixou em Santa Maria.

 

No último dia da visita estatutária do Governo Regional a Santa Maria, João Ponte descreveu António Emiliano Costa, que ocupou o cargo de administrador florestal em Santa Maria durante uma década, como “um profissional rigoroso, metódico e competente em muitas áreas de conhecimento".

 

“A ‘herança verde’ que deixou na ilha de Santa Maria está expressa na exposição fotográfica que hoje também inauguramos e que retrata um período importante da história desta ilha e dos Serviços Florestais, um dos principais empregadores da ilha na época”, salientou.

 

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que, fruto da sua localização, a 'Reserva Florestal de Recreio de Valverde engenheiro António Emiliano Costa', em Vila do Porto, é um espaço de lazer muito procurado pelos Marienses e por turistas ao longo de todo o ano, tendo potencial para disponibilizar novas valências aos utilizadores.

 

Neste âmbito, João Ponte anunciou que já se iniciaram as obras para instalação nesta Reserva Florestal de Recreio do primeiro Centro de Divulgação Florestal em Santa Maria, estando também prevista a recuperação do antigo acesso pedonal à Ribeira de São Francisco.

 

“Presentemente, os Açores contam com 27 Reservas Florestais de Recreio, que constituem um 'cartão-de-visita' da Região. São espaços privilegiados de convívio intergeracional com vertente lúdica, onde é possível usufruir de tudo o que o contato com a natureza proporciona”, afirmou João Ponte, acrescentando que a floresta nos Açores tem cada vez mais usos, com impacto ambiental, social e económico importantes.

 

O Secretário Regional referiu que as potencialidades da floresta nos Açores, que ocupa um terço do território, vão muito para além da exportação de madeira, como demonstram vários projetos que têm vindo a surgir, assentes numa estratégia de valorização, proteção e uso sustentável.


GaCS/RM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  20.7758.jpg 20.7759.jpg 20.7760.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Nota de Agenda

Governo empenhado em acautelar rendimento e segurança dos trabalhadores açorianos, afirma Vasco Cordeiro

Governo dos Açores salvaguarda encaminhamento de passageiros que fizeram quarentena à chegada à Região

Agenda do Governo Regional dos Açores para 29 e 30 de maio

Tribunal de Contas visa contrato para a instalação de aquecimento, ventilação e ar condicionado na EBI das Capelas

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
Medidas de Flexibilização de restrições na Região Autónoma dos Açores
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização

 

 


  

 
 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal