principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 6 de Setembro de 2019

Governo dos Açores cumpre as suas competências em matéria de abastecimento de água à agricultura na ilha do Corvo, garante João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas garantiu hoje que o Governo dos Açores cumpre as suas competências em matéria de abastecimento de água aos agricultores em todas as ilhas do arquipélago, mesmo naquelas onde não tem fontes de abastecimento, nem detém as redes de distribuição, como é o caso do Corvo.  

 

“Uma clara e inequívoca evidência deste facto foi a decisão do Governo dos Açores de reforçar a capacidade de armazenamento de água para abastecimento à agricultora com a construção de um reservatório de água com capacidade de 250 metros cúbicos”, frisou João Ponte.

 

“A situação da ilha do Corvo é um caso particular no contexto regional, pois, ao longo da sua história, foi a autarquia que sempre assumiu o abastecimento de água à agricultura, através da construção de sistemas de captação, armazenagem e distribuição, bem como garantido a sua manutenção e reparação”, afirmou, acrescentando que só ocasionalmente o município tem solicitado apoio ao Governo Regional, que é prontamente acedido.

 

O governante falava, em Ponta Delgada, no final de uma audição pela Comissão de Economia da Assembleia Legislativa sobre um projeto de resolução do PPM que pede que o Governo Regional assuma todas as suas responsabilidades logísticas e financeiras relacionadas com a construção, reparação e manutenção de reservatório agrícolas na ilha do Corvo.

 

João Ponte anunciou, na ocasião, que está em fase de conclusão do projeto o novo reservatório de água para a zona de Entrecancelas, no Corvo, uma obra que permitirá armazenar 250 metros cúbicos de água e que a IROA prevê lançar a concurso em novembro.

 

Esta obra dará um forte contributo para o reforço da capacidade de armazenamento de água na ilha e para a melhoria de condições de trabalho dos agricultores corvinos.

 

“O objetivo é ter este novo reservatório de água concluído antes do próximo verão, que será posteriormente entregue ao município, que é quem assegura a gestão e manutenção de toda a rede de abastecimento de agua à agricultura, dispondo para o efeito dos meios humanos e técnicos”, frisou João Ponte, acrescentando que “este ano não foi reportado à Secretaria Regional da Agricultura e Florestas qualquer problema de escassez de água na ilha quer pela associação agrícola, quer pelos agricultores ou pela autarquia”.

 

O Secretário Regional rejeitou que haja qualquer tipo de desresponsabilidade por parte do Governo Regional neste domínio, muito menos que os agricultores corvinos alguma vez tenham ficado prejudicados por não ser o Executivo a gerir a rede de abastecimento de água.

 

“Ao longo de diferentes mandatos autárquicos, a IROA tem vindo a apoiar em intervenções pontuais solicitadas pelo município para conservar ou reparar os reservatórios de água já existentes”, garantiu João Ponte, destacando que têm decorrido reuniões de trabalho regulares entre ambas as entidades.

 

O Corvo, a mais pequena ilha dos Açores, com uma superfície agrícola útil de 1.000 hectares, dispõe de 49 explorações e um total de 1.069 bovinos.


GaCS/RM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.6136.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 10 e 11 de dezembro

Presidente do Governo recebeu Comandante da Zona Marítima dos Açores

Teresa Machado Luciano destaca responsabilidade do maior empregador dos enfermeiros nos Açores

Concurso para adaptação de edifício para Centro de Atividades de Tempos Livres em Santa Maria publicado em Jornal Oficial

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove Dia Aberto do Arquivo

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal