principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Santa Cruz das Flores , 7 de Setembro de 2019

Boa evolução do setor agrícola nas Flores constitui estímulo para prosseguir o trabalho com as organizações de produtores, afirma Diretor Regional

O Diretor Regional da Agricultura afirmou hoje que a boa evolução que o setor agrícola tem registado na ilha das Flores, designadamente ao nível da fileira da carne, deve servir de estímulo a prosseguir um trabalho de articulação, envolvendo o Governo Regional, os agricultores, as associações e a cooperativa, com vista ao aumento da competitividade e, por via disso, do rendimento dos produtores.

 

“Nas Flores, nos últimos cinco anos, o crescimento nos abates foi de 25%, passando de 615 animais em 2014 para 769 em 2018”, referiu José Élio Ventura, acrescentando que “a receita anual bruta da produção de carne pelos agricultores nesta ilha, com as ajudas no âmbito do POSEI e do PRORURAL+ representa, em média, cerca de quatro milhões de euros”.

 

O Diretor Regional, que falava na abertura da II Feira Agrícola dos Cedros e Ponta Ruiva, na ilha das Flores, destacou que o setor da carne, que assume uma importância cada vez maior no desenvolvimento do setor agrícola na Região, tem aberto perspetivas continuamente otimistas sobre o seu potencial de crescimento, como acontece de forma expressiva na ilha das Flores.

 

Por outro lado, salientou que, no setor do leite, a produção tem-se mantido relativamente estável nos últimos anos, com os produtores da ilha a entregarem anualmente pouco mais de um milhão de litros.

 

“Todos estes valores demonstram bem a importância do setor agrícola para a ilha das Flores”, considerou José Élio Ventura, frisando que “os agricultores florentinos, com o seu trabalho e empenho, desde sempre, demonstraram uma enorme capacidade de resistência e vontade de vencer os desafios, quer sejam os da distância, os da orografia ou mesmo os das condições climatéricas, que muitas vezes se tornam bastante agrestes”.

 

Para José Élio Ventura, a realização da segunda edição da Feira Agrícola representa “uma excelente oportunidade para promover os bons produtos da ilha, demonstrando a evolução alcançada por todos os setores, com enfoque na bovinicultura de carne e também na produção de queijo” e, ao mesmo tempo, serve de estímulo a todos os que trabalham para o desenvolvimento da economia, para a criação de riqueza e de mais emprego na ilha das Flores.

 

Além dos stands comerciais, exposição e leilão de animais fazem parte do programa da feira provas de queijo e a realização de várias palestras, sobre temáticas como os resíduos agrícolas, a produção de bovinos e a estratégias para a produção de carne nos Açores.

 

Antes deste evento, José Élio Ventura reuniu com a Direção da Associação Agrícola da Ilha das Flores, num encontro onde foram analisados desafios do setor na ilha, bem como os principais projetos da associação e da cooperativa, designadamente ao nível da aquisição e apetrechamento de equipamentos e máquinas destinadas ao serviço de aluguer para acondicionamento e armazenagem de ervas e de silagem.

 

Foram ainda abordadas as principais medidas de políticas relativas ao setor, como os apoios do POSEI, do PRORURAL+ e projetos de investimento, fazendo-se ainda uma avaliação positiva do mercado da carne de bovino, quer no que respeita à venda de animais em vida, quer ao escoamento de carcaças.


GaCS/RM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.6143.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Gui Menezes defende gestão mais descentralizada de quotas de pesca para a Região

Agenda do Governo Regional dos Açores para 6 e 7 de dezembro

Ana Cunha destaca investimento na criação e requalificação de miradouros nas estradas regionais

Governo Regional vai continuar a apoiar a Associação de Produtores de Café dos Açores

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, apresenta o espetáculo “Sebastião I e a ilha Terceira”

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal