principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 31 de Agosto de 2019

Agricultura nos Açores cria desenvolvimento económico e social, afirma João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou, em São Miguel, que a agricultura nos Açores é geradora de dinamismo e desenvolvimento económico, de emprego e de riqueza, de forma direta e indireta, contribuindo positivamente para melhorar a qualidade de vida das populações.

  

“É inegável que a agricultura é dos setores que mais contribui para dinamizar a economia açoriana, através da produção, da transformação e da comercialização dentro e fora da Região de produtos essenciais à alimentação diária da população”, frisou João Ponte, que falava sexta-feira na abertura da Feira Agro Comercial, nos Arrifes, concelho de Ponta Delgada.

 

O governante considerou que os Arrifes, onde se localiza a maior bacia leiteira dos Açores, constitui um bom exemplo de como os agricultores e a agricultura ajudaram a modernizar e a transformar uma freguesia rural, numa localidade dinâmica e prospera.

 

“Os Arrifes e a agricultura sempre andaram lado a lado, seja no contexto regional e nacional. O mais importante polo agrícola dos Açores, onde se localiza a maior bacia leiteira e a maior cooperativa de transformação de leite e laticínios, situa-se nesta freguesia. Sucessivas gerações estiveram e estão ligadas à terra, contribuindo para a riqueza, criação de emprego e dinamismo económico local. Parte significativa da economia local está assente na fileira da agropecuária, quer seja de forma direta ou indireta”, salientou.

 

Apesar dos indicadores que evidenciam otimismo e confiança no futuro da produção de leite e na agricultura, João Ponte afirmou que o Governo Regional tem consciência dos enormes desafios que existem, mas também das potencialidades e daquilo que os agricultores açorianos são capazes, assegurando que a maior valorização das produções e a redução dos custos está na linha da frente da ação do Executivo.

 

O Secretário Regional participou também no churrasco de carne açoriana, uma tradição da freguesia dos Arrifes que, além de contribuir para a promoção e degustação deste produto, propicia momentos convívio entre residentes e turistas.

 

João Ponte adiantou que o setor da carne de bovino continua a crescer e a desenvolver-se de forma muito positiva nos Açores, tendo registado nos últimos dois anos taxas de crescimento de 17% ao nível do abate de bovinos e de 33% na expedição de carcaças para fora da Região.

 

Estes indicadores, segundo o titular da pasta da Agricultura, confirmam o dinamismo do mercado da carne de bovino e traduzem-se em mais rendimento, mais desenvolvimento económico e na rentabilização do investimento público realizado na modernização da rede regional de abate.

 

“Uma maior valorização da carne de bovino dos Açores pode ser conseguida pela aposta contínua na qualidade e na diferenciação da carne açoriana, através do incremento do modo de produção biológica, da Identificação Geográfica Protegida (IGP) e do reforço da notoriedade da Marca Açores”, afirmou João Ponte.


GaCS/RM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.08.30-SRAF-Arrifes(1).mp3 2019.08.30-SRAF-Arrifes(2).mp3   19.6094.jpg 19.6095.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 9 de dezembro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 9 e 10 de dezembro

Diretora Regional do Turismo sublinha Epic Trail Run Azores como “um grande evento desportivo açoriano”

Secretária Regional destaca investimento nos Bombeiros dos Açores

Casas dos Açores devem ser valorizadas e dinamizadas, afirma Diretor Regional das Comunidades

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal