principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Publicações Agenda Comunidades Contactos Mapa do Portal Links Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Reserva Florestal de Recreio Luís Paulo Camacho (antiga Res. Flor. Rec. da Fazenda de Santa Cruz) (Flores)

 

Localiza-se na Freguesia e Concelho de Santa Cruz das Flores, possui uma área de 3 ha e situa-se a uma altitude de cerca de 250 m.

 

Breve História

 

Com o objectivo de haver repovoamento e manutenção das populações de trutas das seis lagoas e oito ribeiras da ilha, foi fundado o Posto Aquícola das Flores em 1968 neste local. Em 1984, o Eng. Técnico Agrário Luís Paulo da Silva Camacho torna-se responsável pelo Serviço Florestal de ilha, como chefe de divisão, e empenha-se desde logo na transformação do Posto num novo conceito, que pudesse agradar a toda a população.

Inicia-se, assim, a criação de um parque florestal de recreio e em 1986 este já está pronto a receber visitantes. Em 1989 surge a Reserva Florestal de Recreio da Fazenda de Santa Cruz, que engloba não só o hectare ocupado pelo parque como toda a área circundante. Durante treze anos foi esse o nome que imperou mas em 2002, é aprovada em Conselho de Governo a designação actual como justa homenagem ao impulsionador do projecto.

 

A Flora

 

Aqui é possível observar várias espécies de árvores e arbustos. Mais de 80 % são espécies introduzidas nos Açores e originárias de variadas partes do Mundo (América, Oceânia, Eurásia), como destaque para as plantas de origem asiática (cerca de 30 %), como camélias, hibiscos, criptoméria, hortênsia, conteira e azálea. Entre as espécies arbóreas dos Açores relevo para o pau-branco (Picconia azorica) e o cedro-do-mato (Juniperus brevifolia).

 

A Fauna

 

Tanto em semi-liberdade como em cativeiro, a Reserva possui uma variedade de aves exóticas, como galinhas, faisões, pintadas, pavões, codornizes e perus (da ordem dos Galliformes); patos e gansos (Anseriformes); e pequenas aves de gaiola (Psitaciformes, Passeriformes e Columbiformes).

De aves selvagens, cujos cantos e chamamentos se podem ouvir na Reserva, a destacar exemplares da avifauna açoriana (subespécies nativas) associadas a zonas arborizadas e respectivas clareiras: melro (Turdus merula azorensis), estrelinha (Regulus regulus inermis), tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), lavandisca (Motacilla cinerea patriciae), canário-da-terra (Serinus canaria) e toutinegra (Sylvia atricapilla atlantis).

Para além de alguns coelhos e ovelhas, a Reserva possui igualmente um cercado com gamos (Dama dama).

Por fim, nos tanques, é possível observar trutas-arco-íris (Oncorhynchus mykiss) destinadas à reprodução e ao repovoamento dos cursos e lagoas de água doce da ilha.

 

 

Decreto Legislativo Regional N.º 16/1989 de 30 de Agosto - Cria e delimita as reservas florestais de recreio.


 

 
Anexos:
Folheto da Reserva Florestal de Recreio Luís Paulo Camacho
Vista geral
 
 
Vista do Miradouro
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
'Craig C. Mello deve ser um exemplo inspirador para todos', afirma Vasco Cordeiro
Clique para aceder ao Comparativo entre os Preços dos Combustíveis nos Açores e no Continente
Consulte aqui os mais recentes avisos meteorológicos
O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Consulte todas as entidades do Governo dos Açores em lista de A a Z >
Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal