principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 27 de Outubro de 2019

Parceiros de projeto de cooperação inter-regional encerram encontro nos Açores com plantação de endémicas

A Diretora Regional dos Assuntos Europeus destacou sexta-feira, em Angra do Heroísmo, o “simbolismo” da plantação de árvores efetuada no âmbito do projeto ‘Ilhas de Inovação’.

 

“Este momento simbólico de plantação destas oito árvores, uma em nome de cada região parceira do ‘Ilhas de Inovação’ e uma representado o próprio projeto, foi pensado não apenas como um pequeno contributo para a redução da pegada de carbono do evento, mas também, e sobretudo, para que estas regiões deixem algo de muito concreto e tangível nos Açores” disse Célia Azevedo, desafiando os participantes a regressarem futuramente à Região para verem o crescimento da sua árvore.

 

Para a Diretora Regional dos Recursos Florestais, que também participou na iniciativa, “a plantação de oito espécies lenhosas endémicas no âmbito deste projeto europeu é uma mais valia, desde logo para o meio ambiente, para também para a promoção das espécies endémicas dos Açores”.

 

“Utilizar estas espécies, que são produzidas nos nossos viveiros florestais é uma forma de divulgar a identidade açoriana perante as Regiões que nos visitam”, considerou Anabela Isidoro, acrescentando que “as espécies lenhosas endémicas estão cada vez mais a ser utilizadas em projetos de arborização públicos e privados, pelo valor que representam para os nossos ecossistemas”.

 

Na Reserva Florestal do Monte Brasil, onde estão em curso vários trabalhos de reordenamento espacial, ajardinamento e requalificação paisagística, foram hoje plantadas espécies como o Cedro do Mato, Louro, Sanguinho, Pau Branco, Ginjas do Mato e Folhados.

 

Anabela Isidoro referiu, ainda, que o Dragoeiro é a espécie que simbolizará o projeto ‘Ilhas de Inovação’ e a árvore que representa os Açores será um azevinho.

 

Este momento marcou o final da 6ª reunião de parceiros do projeto de cooperação inter-regional ‘Ilhas de Inovação’, que decorreu na ilha Terceira, de 22 a 25 de outubro, reunindo regiões insulares dos Países Baixos (Frísia), da Dinamarca (Samsø), de França (Guadalupe), da Estónia (Saaremaa), da Grécia (Egeu do Norte) e de Portugal (Açores e Madeira).

 

Do programa constaram visitas a projetos e locais de interesse como o Museu do Vinho dos Biscoitos, a Quinta dos Açores, o centro histórico de Angra e o Terceira Tech Island, além de uma sessão sobre ‘Inovação na Agricultura, Pecuária e Agroindústria’, que teve lugar na Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente da Universidade dos Açores, uma sessão formativa sobre a história dos Açores, da Terceira, e de Angra e ainda uma sessão sobre ‘Juventude – Inovação e Empreendedorismo’ onde foram apresentados e discutidos os resultados de um inquérito, conduzido por este projeto, a cerca de 900 jovens de todas as ilhas dos Açores.

 


GaCS/SN
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.6621.jpg 19.6622.jpg 19.6623.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Ana Cunha afirma que “não se preveem constrangimentos de maior” por causa da greve dos estivadores no Porto de Lisboa

Pequenas queijarias ajudam ao desenvolvimento dos territórios e contribuem para a notoriedade dos queijos dos Açores, afirma João Ponte

Vasco Cordeiro enaltece esforço de 12.500 Açorianos que apostaram no reforço das suas qualificações

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de fevereiro

Projeto do Orçamento Participativo 'Quinta Mágica' avança para segunda fase

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 

 

 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal