principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Certificação de Entidades Formadoras

 

A Portaria n.º 851/2010, de 6 de setembro, alterada e republicada pela Portaria n.º 208/2013, de 26 de junho regula:

. O sistema de certificação inserido na política da qualidade dos serviços de entidades formadoras, previsto no n.º 2, do atigo16.º, do Decreto Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro;

. O regime supletivo de certificação para acesso e exercício de formação profissional aplicável nos termos estabelecidos em legislação setorial (…);

. A certificação é concedida por áreas de educação e formação em que a entidade formadora desenvolve a atividade.


A Portaria n.º 354/2013, de 9 de dezembro estabeleceu o âmbito da intervenção do Ministério da Agricultura e do Mar e dos seus serviços e organismos em matéria de formação profissional nas áreas da agricultura, das florestas, do agroalimentar e do desenvolvimento rural, bem como o respetivo modelo de regulação, de certificação, de supervisão e de acompanhamento e, entre outros, define a formação específica setorial necessária ao cumprimento dos requisitos resultantes da aplicação das normas dos direitos nacional e europeu.

A formação profissional específica setorial destina-se aos ativos que desenvolvem ou pretendem desenvolver atividades nas áreas da agricultura, das florestas, do agroalimentar e do desenvolvimento rural, com vista à valorização e à certificação das competências adquiridas nos termos previstos no Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) e no Código do Trabalho, de modo a incrementar os percursos de formação qualificante.

A Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) é o serviço central com atribuições específicas em matéria de formação profissional nas áreas da agricultura, das florestas, do agroalimentar e desenvolvimento rural, competindo-lhe, entre outras atribuições, promover a regulamentação da formação profissional específica setorial. O Despacho n.º 8857/2014, de 9 de julho aprova o “Regulamento de Certificação de Entidades Formadoras, de Homologação das Ações de Formação, de Acompanhamento e de Avaliação da Aprendizagem”, designado por Regulamento, aplicável no território nacional (Continente Português e Regiões Autónomas) e para todos os interessados nos temas abrangidos.


A Direção Regional da Agricultura (DRAg) é Entidade Certificadora que, na Região Autónoma dos Açores (RAA), aplica e faz aplicar o Regulamento e consequentes requisitos gerais no que respeita à Certificação de Entidades Formadoras e à Homologação de Ações de Formação Profissional específica setorial.

As normas orientadoras, os regulamentos específicos e os formulários aplicados na RAA são os disponibilizados pela DGADR com a particularidade de, a esta data, a RAA NÃO efetuar a cobrança de taxas com os processos de certificação de entidades formadoras e de homologação de ações de formação.

Toda a informação deve ser consultada em:

 https://www.dgadr.gov.pt/formacao/formacao-especifica-setorial


Os pedidos de Certificação de Entidade Formadora e/ou Homologação de Ações de Formação Profissional de cursos inseridos na formação específica setorial devem ser dirigidos ao Diretor Regional da Agricultura, Vinha Brava, 9701-861 Angra do Heroísmo, remetidos via CTT ou, quando aplicável, através dos contactos: [email protected] ou Expediente DRAg [email protected] 

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal