principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 20 de Abril de 2017

Vasco Cordeiro lamenta que PSD/Açores queira pôr todos os Açorianos a pagar por omissões do anterior Governo da República

O Presidente do Governo reafirmou hoje que o Executivo defende a ampliação da pista do Aeroporto da Horta, mas adiantou que não está disposto a pôr todos os Faialenses e os restantes Açorianos a pagar pelas omissões e falhas do anterior Governo da República, do PSD, neste processo.

 

“A posição do Governo dos Açores sobre esta matéria é clara: o Governo dos Açores defende a ampliação da pista do Aeroporto da Horta”, afirmou Vasco Cordeiro, no debate sobre transportes que decorreu na Assembleia Legislativa.

 

Segundo Vasco Cordeiro, neste processo, o Governo dos Açores “não está disposto a pôr todos os Açorianos a pagar pelas omissões do Governo da República do PSD".

 

"A altura certa para colocar esta questão, em sede da assunção de custos pela ampliação da pista, era no processo de privatização da ANA”, frisou.

 

“O anterior Governo da República do PSD entendeu que não e lamento que posição do PSD seja, agora, a de querer pôr os Açorianos a pagar por um erro e por uma falha do seu partido”, sublinhou o Presidente do Governo.

 

Perante os deputados regionais, Vasco Cordeiro adiantou ainda que, para além de defender a ampliação da pista, o Governo dos Açores preconiza também a melhoria das condições das obrigações de serviço público que servem o Faial, por ser por aí que mais diretamente se cumpre o objetivo final de ter mais companhias e mais passageiros nesta ilha.

 

Neste debate parlamentar, o Presidente do Governo recordou, por outro lado, que é sabido que o processo do novo modelo de acessibilidades aéreas à Região esteve, cerca de três anos, “parado nas gavetas do Governo da República chefiado por Pedro Passos Coelho e, só quando o Ministro da Economia deixou de ser do PSD, é que este assunto se resolveu”.

 

Relativamente ao pagamento dos reencaminhamentos entre as ilhas, Vasco Cordeiro explicou que, ao contrário do que defendeu o Governo dos Açores, de que o protocolo que regula esta matéria não necessitava de visto do Tribunal de Contas, o Governo da República da responsabilidade do PSD resolveu, mesmo assim, mandar o protocolo para o Tribunal de Contas.

 

“O facto é que só em dezembro de 2016, portanto, há cerca de três meses, é que o Tribunal de Contas respondeu que não estava sujeito a visto”, disse Vasco Cordeiro, ao adiantar que está, assim, retomada a normalidade na aplicação do protocolo em causa.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2017.04.20-PGR-DebateTransportes.mp3   17.0720.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Desemprego no Pico reduziu 40% em apenas três anos

Governo dos Açores propõe reforço da dotação do POSEI para ajuda à manutenção da vinha para fazer face ao crescimento do setor

Utentes do Pico vão ter Serviço de Hemodiálise, garante Rui Luís

Governo dos Açores entrega primeiro aparelho de teleassistência

Museu Carlos Machado promove lançamento do catálogo "A Imagem Paradoxal: Francisco Afonso Chaves (1857 - 1926)"

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal