principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 13 de Julho de 2020

Vasco Cordeiro inaugura obra em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo que protege e valoriza a Baía do Fanal

O Presidente do Governo inaugurou hoje a obra de proteção e consolidação da orla costeira da Baía do Fanal, um investimento global de cerca de 2,5 milhões de euros que resultou de uma parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e que permitiu valorizar este espaço nobre da cidade.

 

“Esta é uma obra que resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, à semelhança do que acontece com outras autarquias locais em toda a Região. No fundo, é motivo de particular satisfação, com a inauguração de investimentos como este, podermos corresponder aquilo que se sente ser um anseio das comunidades”, referiu Vasco Cordeiro.

 

No primeiro dia da visita do Governo dos Açores à ilha Terceira, o Presidente do Governo considerou que a proteção e a requalificação da orla costeira das ilhas representam um enorme desafio num contexto de alterações climáticas cada vez mais evidente e que requer uma resposta aos mais variados níveis da governação.

 

“Ao longo desta legislatura, o Governo dos Açores investiu – e continua a investir – na proteção e na requalificação da orla costeira das várias ilhas como parte da estratégia da Região para a adaptação às alterações climáticas e ao processo natural da erosão da nossa costa, de forma a estabelecer um equilíbrio e um ponto ótimo entre o processo natural e a necessidade de defesa e proteção de pessoas e bens”, afirmou.

 

Segundo disse, no âmbito deste processo, o Governo tem trabalhado com as câmaras e com as juntas de freguesia da Região, num esforço conjunto para a requalificação do litoral, como é o caso desta obra de requalificação da baía do Fanal.

 

“Em cooperação com os municípios da Região, realizámos várias obras de valorização das zonas costeiras, através de contratos ARAAL, como é o caso desta obra do Fanal, mas também da obra de proteção marginal da avenida Vasco Silveira, em Vila Franca do Campo, em São Miguel, e da obra de requalificação do Porto Novo, no Corvo”, exemplificou Vasco Cordeiro.

 

Além disso, a passagem do furacão Lorenzo tornou uma prioridade este tipo de intervenções, tendo em conta que se registaram cerca de meia centena de situações, maioritariamente na orla costeira e em portos de pesca, a que é necessário dar resposta.

 

“A estas situações acresce ainda aquelas que são as intervenções do ponto de vista dos portos comerciais, num montante global que ascende a mais de 300 milhões de euros”, referiu Vasco Cordeiro.

 

Relativamente às obras programadas, o Presidente do Governo adiantou que já se iniciou a obra de proteção costeira da Fajã de São João, em São Jorge, num investimento superior a 270 mil euros, e está em fase de análise de propostas a empreitada de proteção costeira da zona adjacente ao campo de jogos e à Fábrica Santa Catarina, também em São Jorge, um investimento que será superior a um milhão de euros, bem como a proteção costeira dos Fenais Ventosa, na ilha Graciosa.

 

Estão também previstos investimentos na estabilização, valorização e requalificação de infraestruturas e espaços costeiros de uso comum, como é exemplo a obra de reabilitação costeira da zona do porto de São Vicente Ferreira, em São Miguel, que arrancou em março, estando prevista a sua conclusão durante este mês de julho, também com um investimento superior a 250 mil euros.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.07.13-PGR-BaiaFanal.mp3   20.8232.jpg 20.8233.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Governo dos Açores aposta na proximidade e cooperação com empresas regionais em matéria de energia

Novo pacote de medidas de apoio ao Turismo apresentado nos próximos dias, anuncia Vasco Cordeiro

Governo Regional convida Açorianos a participar na Agenda para relançamento social e económico dos Açores

Orçamento Participativo Jovem dos Açores já está em execução, revela Diretor Regional da Juventude

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal