principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Bruxelas , 12 de Fevereiro de 2020

Vasco Cordeiro eleito por aclamação Primeiro Vice-Presidente do Comité das Regiões

O Presidente do Governo foi hoje eleito, por aclamação, Primeiro Vice-Presidente do Comité das Regiões, no âmbito de um acordo entre todos os grupos políticos que estipula que Vasco Cordeiro assuma a presidência deste organismo europeu dentro de dois anos e meio.

 

“Venho de uma Região com nove ilhas, com cerca de 245 mil habitantes. É por isso que, hoje, este voto por aclamação diz muito mais deste Comité e da forma como os membros deste Comité encaram uma Europa de todos, do que dos meus méritos e daquilo que aqui trago”, salientou Vasco Cordeiro após a sua eleição, que decorreu no hemiciclo do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

 

No segundo dia dos trabalhos desta sessão plenária, que ficou marcado pela instalação deste novo mandato do Comité das Regiões, o Presidente do Governo recebeu, assim, o voto dos representantes de cerca de 350 regiões e cidades de todos os Estados-Membros da União Europeia.

 

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo salientou que a sua eleição representa também o reconhecimento do trabalho dos Açores no Comité das Regiões desenvolvido ao longo de vários anos, assim como o entendimento deste organismo quanto à participação das regiões no projeto europeu.

 

De acordo com Vasco Cordeiro, a União está a confrontada com grandes desafios que interessam também às regiões, apontando o exemplo da negociação que está a decorrer sobre o próximo orçamento comunitário para o período 2021-2027 e o papel que a Política de Coesão vai desempenhar neste próximo quadro financeiro plurianual.

 

“Estes são desafios nos quais poder regional e o poder local têm um papel fundamental, não apenas na configuração e na forma como estas medidas devem ser definidas, mas também na execução do que daí resultar”, sublinhou o Presidente do Governo, que disse aguardar com expectativa as diligências que o Presidente do Conselho Europeu está a desenvolver neste processo do orçamento.

 

O Presidente do Governo realçou ainda o trabalho que o Governo Português e, nomeadamente, o Primeiro-Ministro António Costa, tem desenvolvido na defesa da Política de Coesão, que se “assume de importância extrema para Portugal e para os Açores”, construindo alianças com outros países, como ocorreu recentemente em Beja, na Cimeira dos Países Amigos da Coesão.

 

“O tempo é de luta e de tornar claro que uma proposta de orçamento que ponha em causa a Política de Coesão não é aceitável”, sublinhou Vasco Cordeiro, reafirmando que esta política é o mecanismo que, de forma mais direta, tem presença no quotidiano dos cidadãos europeus, apoiando, por exemplo, a construção de escolas, de hospitais e a qualificação profissional nas regiões.

 

A Comissão, o Conselho e o Parlamento Europeu têm de consultar o Comité das Regiões quando elaboram textos legislativos sobre matérias em que as autoridades regionais e locais têm uma palavra a dizer, como é o caso do emprego, da política social, da coesão económica e social, dos transportes, da energia e das mudanças climáticas.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.02.12-PGR-EleiçãoCdR(1).mp3 2020.02.12-PGR-EleiçãoCdR(2).mp3 2020.02.12-PGR-EleiçãoCdR(3).mp3   20.7562.jpg 20.7563.jpg 20.7564.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Comunicado do Conselho de Governo

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 de fevereiro

É necessário unir esforços e atuar localmente na prevenção das dependências, afirma Teresa Machado Luciano

Protótipos únicos a nível mundial na área da Climatologia testados na Graciosa

Graciosa é a ilha em que o Turismo em Espaço Rural tem maior expressão

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 

 

 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal