principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Graciosa , 27 de Fevereiro de 2019

Vasco Cordeiro destaca redução da sazonalidade do turismo nos Açores

O Presidente do Governo destacou hoje, na ilha Graciosa, a redução da sazonalidade do turismo que se tem verificado nos Açores, fruto da política para o setor que tem sido implementada em parceria com os privados desta área.

 

“Este é um resultado que está a ser alcançado na medida em que, em termos globais, temos caminhado no sentido de fazer crescer a época alta, aproximando-nos de valores, em termos de sazonalidade, do resto do país”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava após ter visitado o Centro de Visitantes da Furna do Enxofre, localizado no Monumento Natural da Caldeira da Graciosa, que constitui o núcleo da Reserva da Biosfera e do Parque Natural da ilha.

 

No segundo dia da visita estatutária a esta ilha, Vasco Cordeiro adiantou que se tem verificado o alargamento da chamada época alta do turismo, com a consequente diminuição da sazonalidade do setor.

 

“Isso é particularmente relevante porque, para os nossos empresários, interessa não ter épocas durante o ano em que essa taxa de sazonalidade seja muito acentuada”, referiu o Presidente do Governo, ao destacar que está a decorrer a revisão do Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA), que tem a preocupação concreta de procurar o “bom ponto de equilíbrio entre o turismo, enquanto fator de criação de desenvolvimento, de riqueza e de emprego, e a preservação daquilo que é nosso – o nosso património natural”.

 

“Esta aposta e esse trabalho é para continuar, com o POTRAA, com a certificação dos Açores como Destino Sustentável, assim como com um conjunto de iniciativas relacionadas com a captação de mercados e de promoção e notoriedade da Região, essenciais para o tipo de turismo que queremos oferecer e o contributo que dá para a criação de emprego e de riqueza”, disse.

 

Relativamente ao Centro de Visitantes da Furna do Enxofre, Vasco Cordeiro adiantou que se trata de um “importante fator de qualificação da oferta do património natural dos Açores, do ponto de vista da criação de condições que permitam melhor usufruir dele, dando-o também a conhecer de forma sustentada”.

 

“É essa estratégia de rentabilização do nosso património natural que está presente num conjunto de orientações” que têm sido concretizadas para o setor, assegurou o Presidente do Governo, destacando os resultados que esta estratégia tem produzido nos últimos anos.

 

“Se tomarmos 2018 como referência, a Região cresce, do ponto de vista de dormidas e juntando a hotelaria tradicional e outros tipologias de alojamento, acima dos sete por cento. Para além desse crescimento do número de dormidas, teve também um crescimento do rendimento por quarto que foi na ordem dos sete por cento. Na Graciosa, o crescimento das dormidas foi superior a seis por cento, mas o aumento do rendimento anda à volta dos oito por cento”, sublinhou Vasco Cordeiro.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.02.27-PGR-VisitaFurnaEnxofre.mp3   19.4626.jpg 19.4627.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores lança nova linha de financiamento para projetos de investigação em ciências sociais e humanas

Açores com o maior rácio de constituição de novas empresas do país

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de março

Museu Francisco de Lacerda inaugura exposição "Novas de S. Jorge"

Museu de Angra do Heroísmo promove Noite Lírica Beneficente, na Igreja de Nossa Senhora da Guia

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal