principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 10 de Setembro de 2018

Vasco Cordeiro destaca importância de audições para definição estratégica do Plano de Investimentos para 2019

O Presidente do Governo destacou hoje a importância da ronda de audições a parceiros sociais e partidos políticos para a definição das grandes linhas estratégicas do Plano de Investimentos para o próximo ano, salientando a concordância generalizada sobre o novo ciclo que se vive na economia da Região.

 

“Da parte do Governo, este é um momento particularmente importante e significativo, não só naquilo que diz respeito ao exercício da democracia e do diálogo, mas também para poder recolher aquelas perspetivas que devem nortear a elaboração do Plano para 2019”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava no final da ronda de audições com os parceiros sociais e com os partidos políticos, que decorreram em Ponta Delgada, com vista à elaboração das propostas de Plano e Orçamento para 2019, que serão apresentadas à Assembleia Legislativa no final de outubro.

 

Vasco Cordeiro, acompanhado do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, recebeu, desde as 08H00, os representantes da Federação das Pescas dos Açores, da Federação Agrícola dos Açores, da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, da UGT, da CGTP-IN, do PCP, do BE, do CDS/PP, do PSD e do PS.

 

No final destes encontros, o Presidente do Governo constatou a “identidade de visões” quanto ao sentido estratégico com que deve ser elaborado este Plano de 2019, tendo em conta a referência, por parte de vários parceiros sociais e partidos políticos, a áreas que constituem matérias em que o Governo dos Açores já está a atuar e a implementar medidas.

 

“Desde logo, questões como a qualidade do emprego e a atenção, não apenas ao fenómeno da precariedade, mas também à questão da remuneração deste trabalho. Esta é uma das áreas em que o Governo dos Açores já tem trabalho a ser feito e mais medidas para implementar, com uma atenção muito especial ao fenómeno do desemprego jovem”, garantiu o Presidente do Governo.

 

Em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro adiantou que um segundo aspeto tem a ver com a qualidade dos serviços públicos, nomeadamente nas áreas da Saúde e da Educação, com o Executivo açoriano a desenvolver medidas de reforço dos recursos humanos e de promoção do sucesso escolar dos alunos açorianos.

 

“Uma área relativa também aos transportes, naquilo que podem trazer como fator de incentivo à economia, de mobilidade de pessoas e bens, quer entre as ilhas da nossa Região, quer nas ligações para o exterior”, destacou Vasco Cordeiro, ao salientar ainda os setores da Agricultura, das Pescas, do Turismo e do Ambiente, áreas que assumem uma importância muito grande no que tem a ver com a competitividade da economia e com a diferenciação da Região ao nível turístico.

 

“A atenção a estes aspetos tem o objetivo principal de garantir um crescimento da nossa economia robusto, sustentado e que seja cada vez mais capaz de repartir rendimentos, de criar riqueza e de criar emprego na nossa Região”, assegurou Vasco Cordeiro.

 

No final das audições, o Presidente do Governo destacou, por outro lado, a atenção que têm merecido os aspetos que contribuem para a coesão, do ponto de vista de dotar cada uma das ilhas de infraestruturas que garantam melhores condições de vida, mas também ao nível da criação de emprego e das acessibilidades.

 

“Todas estas matérias têm merecido, da parte do Governo, um esforço muito concreto e muito preciso na concretização de investimentos e de medidas que relevam para se alcançar estes objetivos. Aliás, este ano de 2018 dá bem nota deste reforço do trabalho que estamos a fazer. Até final de agosto, nós temos, em relação a agosto de 2017, mais 15,2 por cento de investimento público concretizado - estamos falar de cerca de 34 milhões de euros”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

No final deste mês, terá lugar a reunião do Conselho Regional de Concertação Estratégica para análise das propostas de Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores para o próximo ano, que serão depois aprovadas em Conselho do Governo e entregues na Assembleia Legislativa para debate e votação em plenário.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.09.10-PGR-AudiçõesPlano.mp3   18.3381.jpg 18.3382.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 e 24 de outubro

Museu da Horta leva Caixa de Música às escolas

15 médicos internos de Medicina Geral e Familiar nos Açores iniciam formação em "Emergência e Estabilização do Doente Crítico"

Governo dos Açores impulsiona mobilidade elétrica através da concessão de postos de carregamento

Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugura 2.º Ciclo do “Geometria Sónica”

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal