principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Lagoa , 5 de Dezembro de 2017

Vasco Cordeiro anuncia processo para a certificação dos Açores como destino turístico sustentável

O Presidente do Governo anunciou hoje o início do processo de certificação dos Açores como destino sustentável pelo Global Sustainable Tourism Council, um “bom desafio” que só terá sucesso se tiver o envolvimento dos vários intervenientes públicos e privados deste setor.

 

“Vamos arrancar com o processo de certificação dos Açores como destino sustentável, de acordo com os critérios do Global Sustainable Tourism Council”, uma organização não-governamental que integra diversas entidades, entre as quais diversos organismos das Nações Unidas, afirmou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava, na Lagoa, na sessão de abertura da Conferência Internacional 'Açores 2017: no Rumo do Turismo Sustentável', um evento promovido pelo Governo Regional, que conta com centenas de participantes inscritos e com a presença de especialistas regionais, nacionais e internacionais.

 

“Atualmente, são apenas quatro os países que têm esta certificação, são apenas nove as regiões que têm esta certificação, nenhum arquipélago tem esta certificação, mas este é um bom objetivo, é uma boa aposta e é, sobretudo, um bom desafio que nos deve a mobilizar a todos”, salientou Vasco Cordeiro.

 

Segundo disse, este processo de certificação dos Açores como destino sustentável constitui um trabalho que requer o envolvimento de diversas entidades e que “só resultará se todos cumprirem bem a sua parte, com benefícios para todos”.

 

No arranque dos dois dias desta conferência, onde será assinada a Carta da Sustentabilidade dos Açores, Vasco Cordeiro alertou, por outro lado, que esta ideia de sustentabilidade turística terá de envolver as componentes ambiental, económica e social.

 

“Há três componentes que interessa ter presente nesta ideia de sustentabilidade: a sustentabilidade económica da própria atividade, o que convoca uma intervenção da parte das entidades públicas e dos empresários, a sustentabilidade ambiental, que é evidente, mas também a sustentabilidade social, naquilo que, dentro da própria atividade, é a relação entre os diversos intervenientes”, salientou.

 

De acordo com Vasco Cordeiro, esta componente da sustentabilidade social é uma das áreas a que o Governo dedica maior atenção, tendo em conta a importância que assume no sentido de garantir que este setor, nos próximos anos, será um contribuinte ativo para o desenvolvimento da Região.

 

Na sua intervenção na sessão de abertura, o Presidente do Governo considerou, ainda, que o desafio da sustentabilidade turística dos Açores só será assegurado se Governo, empresários, residentes e visitantes forem guiados para, em conjunto, desenvolverem as medidas e comportamentos que possam garantir que este ativo se transforma, verdadeiramente, numa mais-valia para os Açores.

 

“O que aqui nos reúne é o nosso próprio interesse, o interesse dos Açores nesta componente do turismo sustentável”, frisou Vasco Cordeiro.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2017.12.05-PGR-TurismoSustentável.mp3   17.1884.jpg 17.1885.jpg 17.1886.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Comissário Europeu da Agricultura manifesta vontade de visitar os Açores em 2018, após convite do Secretário Regional da Agricultura

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 de dezembro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de dezembro

Rui Bettencourt reafirma importância e valorização do “ativo estratégico” da Diáspora

Agenda do Governo Regional dos Açores para 17 de dezembro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
 
Consulta Pública Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2018 – 2028
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 
Rede Prestige Azores
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal